Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 19 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

E se você der um pouco de vida à sua oração da noite?

Woman, Bed, Night, Sleep,

© Stock-Asso

Edifa - publicado em 05/02/20

À noite, ao recitar as suas orações você não sente quase nada? Você repete as mesmas palavras sem refletir sobre o seu significado? Talvez seja a hora de dar a sua oração um toque de novidade

Todos sonhamos em tornar nosso dia uma oferta agradável a Deus, em ter uma vida de amor com nosso Deus, segundo uma oração contínua tantas vezes desejada, mas dificilmente alcançada. À noite, sobrecarregados e muito cansados, nos resta apenas alguns minutos aos pés da cama e já caímos de sono. A oração da noite é a oração da décima primeira hora, os últimos cinco minutos, o último suspiro. Muitas vezes, é aquele terço que nunca terminamos, ou a recitação de algumas orações, sempre as mesmas, lindas, mas que passam sem perceber pelo desgaste do tempo. Tudo isso é melhor do que nenhuma oração, mas a nossa alma clama, faminta! Como dar então a essa oração um pouco de vida?

Encontre um bom momento antes de dormir

A oração não precisa durar tanto se a fazemos todos os dias. Também não devemos desistir dela, sob um pretexto de mediocridade ou repetição. O melhor é tentar consolida-se e se relançar a cada dia, pois o feito é sempre melhor que o não feito. Em primeiro lugar, é preciso procurar o melhor momento. A noite nem sempre é o melhor. É a última opção uma vez que não pudemos faze-la em outra hora. Portanto, será que não existe um outro momento mais apropriado entre duas atividades? Por exemplo, entre o fim do jantar e o início da noite, ou até mesmo ao voltar do trabalho. Cabe a cada um encontrar esse momento, certamente ele existe.

O importante é que este instante seja de qualidade. Por que doar a Deus o ultimo momento do seu dia? A intimidade a qual ele nos convida merece mais. Esse instante de qualidade é, dessa forma, mais importante que o resto. Não devemos rezar pela manhã com o nosso telefone do lado, precisamos dar a Deus a atenção necessária. Se trata da educação e do respeito que demandam uma amizade.

Renovar sua oração da noite

O amor ama a surpresa. Portanto, alternar entre a leitura de um autor espiritual, um trecho do Evangelho, ou o ofício sempre ajuda. Não se permita ficar entediado, a penitência não precisa fazer parte do processo! A oração é feita para nos preencher e até mesmo para nos dar prazer. Uma boa ideia é adquirir um livro com a oração das horas, pois assim é possível orar em todos os momentos do dia. Rezar o ofício, sozinho ou acompanhado, nos alimentar com a Palavra, dilata o nosso coração às dimensões da Igreja. As palavras de Deus são melhores que alguns exames de consciência, que são pouco mais que uma sessão de introspecção. Não é proibido fazer do seu pijama um traje litúrgico!

Irmão Thierry-Dominique Humbrech

Tags:
MeditaçãoOração
Top 10
Ver mais