Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 18 Abril |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Você sabe realmente louvar ao Senhor?

JOYFUL WOMAN

Shutterstock

Edifa - publicado em 11/02/20

Muitas vezes esquecemos que somos criados para louvar e servir a Deus, não para colocá-lo a nosso serviço

Orar não é um hobby piedoso, uma meditação em busca do bem-estar ou uma ocupação opcional para as férias. A oração não busca alívio ou apaziguamento em primeiro lugar. Orar é antes de tudo uma virtude fundamental da justiça. A justiça consiste em devolver a cada um o que lhe é devido. Tudo é devido a Deus. O que temos que não recebemos dele? (1 Cor 4, 7). Ao mesmo tempo, não podemos dizer que estamos com sede de justiça e omitir essa primeira justiça: dar graças ao nosso Criador. “Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação, dar-vos graças, sempre e em todo o lugar“, como dizemos na missa. Oramos porque é justo.

A oração de louvor, fruto do amor desinteressado

Como retribuirei a Javé todo o bem que ele me fez? Erguerei o cálice da salvação invocando o nome de Javé” (Salmo 115, 12-13). Participamos da Eucaristia por gratidão, porque seria extremamente injusto ignorar o que devemos ao Senhor. Mas antes mesmo de agradecer a Deus por seus benefícios, devemos agradecê-lo pelo que ele é.

No admirável hino de Glória, dizemos ao Senhor todos os domingos: “Agradecemos a vossa imensa glória“. Esta é a oração de louvor. Não estamos interessados principalmente no que Deus fez ou fará por nós, mas no que ele é em si mesmo: infinitamente glorioso. O louvor é fruto do amor desinteressado. Esse amor que pode dizer aos outros: “Eu não te amo pelo que você me dá, mas pelo que você é. Obrigado por existir.” Sim, é correto amar a Deus mais do que tudo, amá-lo de todo o coração, como Jesus nos ordena a fazer.

Nós somos criados para louvar ao Senhor e o servir

E como não tornar esse grande ato de amor livre que é a oração em auxiliares de nossas concupiscências? Santo Ambrósio dizia que na maioria das vezes oramos como um homem de negócios. Não queremos orar, queremos que nossos pequenos negócios prosperem.

O que estamos procurando na oração? Procuramos, para falar como São Francisco de Sales, “as consolações de Deus” ou “o Deus das consolações”? A oração brota de nossa luxúria ou emana de nossa fé? “Senhor, faça agora pelo La Hire o que o La Hire faria por você se você fosse o La Hire e se o La Hire fosse Deus“. Será que essa súplica de um companheiro de guerra de Joana D’Arc não é às vezes uma caricatura da nossa oração?

Precisamos lembrar que fomos criados para louvar a Deus e servi-lo, e não para colocar Deus a nosso serviço. A salvação, como diz São Tomás, é alcançar aquilo para o qual fomos feitos. Em outras palavras, louvar a Deus significa já estar entrando no caminho de salvação. Certamente, “nossas músicas não acrescentam nada à sua glória”. Não é para si que Deus quer que o louvemos, mas para nós, porque louvá-lo é cumprir nossa essência, fazer aquilo para o qual somos feitos, começar aqui abaixo aquilo que será a felicidade eterna; cantar louvores ao Senhor!

Padre Guillaume de Menthière

Tags:
MeditaçãoOração
Top 10
Ver mais