Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 25 Abril |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

É possível abençoar os nossos animais de estimação? Sim, mas com uma condição

Dog, Animal

© Ksenia Raykova

Edifa - publicado em 24/02/20

Podemos e devemos "abençoar" tudo: em todas as coisas dar graças a Deus. A bênção cristã é uma herança da bênção judaica, é um componente fundamental do nosso relacionamento com Deus e com os outros seres. Mas nós devemos realmente abençoar tudo, até os animais?

É preciso saber que existe uma bênção dupla. A primeira é descendente, é o olhar de benevolência e misericórdia que Deus coloca na Criação. O livro de Gênesis testemunha isso. Em cada estágio de seu trabalho criativo, o Senhor contempla todos os seres que nasceram de sua sabedoria e amor: “E Deus viu que isso era bom” (Gênesis 1, 10). Somos abençoados porque fomos criados, somos ainda mais abençoados porque fomos recriados: Deus “nos abençoou com toda bênção espiritual, no céu, em Cristo” (Ef 1,3).

Nesse sentido, abençoar é colocar uma criatura, ou uma coisa, ou uma atividade, na graça de Deus. Os pais ficam felizes em abençoar seus filhos. O Ritual das Bênçãos tem belos textos para abençoar noivos, cônjuges, famílias e peregrinos, por exemplo. Também podemos abençoar objetos de piedade, como uma cruz ou uma estátua, e também podemos abençoar um emprego, uma casa, um carro, etc. E por que não os animais?

Não confundir abençoar um animal com batiza-lo

A bênção descendente exige uma bênção ascendente em resposta, que vem da Terra para o Céu: cabe a nós render graças e abençoar quem nos abençoa. Este é todo o significado dos sacrifícios na Antiga Aliança. Simbolicamente, eles significam que tudo nos é dado, e que tudo deve, de alguma forma, ser restaurado à sua origem, colocado em sua perspectiva correta. Isso é realizado com mais perfeição no sacrifício de Cristo. “Jesus sabia que tinha chegado a sua hora. A hora de passar deste mundo para o Pai” (Jo 13, 1). Jesus fez de sua vida e sua morte uma “Eucaristia”, ou seja, um agradecimento ao seu Pai.

Quando o apóstolo nos exorta a oferecer nossa pessoa e nossa vida “em sacrifício santo, e agradável a Deus”, ele nos convida a entrar na verdadeira adoração: não apenas para pronunciar uma fórmula, mas para tornar nossa existência uma bênção. É nesse sentido que o primeiro pedido do Pai Nosso deve ser entendido: “Santificado seja o vosso nome”. Não se trata de palavras sem valor. É um compromisso fazer de todas as realidades de nossa vida uma celebração para a glória de Deus.

Todas as realidades, incluindo o mundo animal. O Cântico das Três Crianças convida o céu e a terra a louvar, animais selvagens e rebanhos, peixes marinhos e pássaros do céu (Dn 3, 51-90). O Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis ecoa nele, e ainda mais sua conversa com os pássaros, seu diálogo com a irmã cigarra e até com o irmão lobo. Tudo isso é muito cristão, apenas precisamos tomar cuidado para não confundir a bênção de um animal com um batismo.

Padre Alain Bandelier

Tags:
Família
Top 10
Ver mais