Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 26 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Como rezar em família e com os filhos?

FAMILY

Aquarius Studio | Shutterstock

Edifa - publicado em 26/06/20

Se nem sempre é fácil ser fiel à oração, seja ela pessoal, conjugal ou familiar, parece ainda mais difícil começar o dia rezando. No entanto, difícil não significa impossível! A seguir veja algumas instruções para uma oração matinal bem-sucedida

Em muitas famílias, o começo do dia é como uma maratona entre os dorminhocos que precisamos ir acordar três vezes, o caçula que procura desesperadamente sua segunda meia e o mais velho que insiste em não tomar café da manhã. Em suma, é uma correria até que todos saem para suas ocupações (escola, trabalho, creche, babá, etc.). E a oração nisso tudo?

Orar pela manhã é dar a Deus o primeiro lugar

Nós temos consciência que o ideal seria encontrar um tempo pela manhã, mas realmente não vemos como. Periodicamente, pode acontecer de precisarmos pensar sobre aquilo que queremos mais ou menos.

Nos maravilhamos e ao mesmo tempo nos desanimamos diante daqueles que oram fielmente todas as manhãs. Será que a oração da manhã só é possível para aqueles que madrugam? É mesmo importante começar nossos dias em oração?

Sim com certeza! Porque a oração é vital.

Orar pela manhã é dar a Deus o primeiro lugar em nossos dias, porque ele tem o primeiro lugar em nossa vida. É agradecer a ele por esse dia que se abre diante de nós, por esta vida que vive em nós (que nos habita).

Orar pela manhã também é colocar tudo o que vamos viver nas mãos de Deus, nos entregar a ele com confiança.

É oferecer a ele nossas alegrias, nossas tristezas, nossos esforços e nossa pobreza e, assim, dar-lhes todo o significado.

É confiar a ele aqueles que vamos encontrar e recomendar a ele o que parece difícil ou importante para nós, seja uma reunião profissional ou uma prova de matemática.

De certa forma, é deixar Deus tomar o leme que nos coloca no caminho certo durante todo o dia.

Se é tão importante começar nossos dias orando, então também é possível, porque Deus nunca nos pede algo inacessível. A chave é descobrir como concretizar esse “possível”.

De um simples sinal da cruz a orações coladas no banheiro

Em primeiro lugar, você precisa começar por conhecer a si mesmo e conhecer os seus com um olhar realista.

Ser uma pessoa que acorda bem cedo não é apenas uma questão de vontade, é também uma questão de temperamento, composição fisiológica, educação e hábitos profundamente arraigados.

Se você esperar até o dia em que vai acordar facilmente para rezar, você corre o risco de esperar muito tempo.

É a partir de amanhã, em meio às brumas do sono, do caçula que sempre perde a meia e do mais velho que está sempre mal-humorado ou com pressa, que devemos começar a orar, sem esperar que alguém decida arrumar a sua bagunça e que outros tenham um despertar rápido e alegre.

Não há a melhor maneira de começar a rezar pela manhã. O que importa é começar e ser fiel a isso todos os dias.

Como sabemos, três minutos de oração diária são melhores que uma hora por mês.

Obviamente, cabe a cada família encontrar a melhor solução de acordo com as suas necessidades. Várias ideias nessa direção podem ser implementadas:

  • Por exemplo, ao acordar o mais novo, trace uma pequena cruz sobre a sua testa ou faça o sinal da cruz com cada um deles.
  • Dê às crianças de 8 a 10 anos a ideia de criar “arquivos da Palavra de Deus”. Basta copiar em cartões tais ou tais passagens da Palavra de Deus. Esses cartões podem ser armazenados em uma caixa, um envelope ou uma gaveta ao lado da cama da criança. E assim fica mais fácil ao despertar apenas pegar um cartão e lê-lo, para poder meditar nesta Palavra durante o dia. Esses cartões têm várias vantagens: o fato de consultá-los incentiva a criança a mergulhar nas Escrituras Sagradas, familiarizando-se com as passagens que lhe falam pessoalmente mais facilmente; depois, copiá-los e relê-los regularmente ajuda a memorizar as escrituras e a internalizá-las; por fim, um cartão é lido mais rapidamente do que o mesmo versículo de um livro que nem sempre é fácil encontrar rapidamente. Obviamente, as crianças também podem ter o Evangelho, um missal, uma Bíblia ou uma revista cristã mensal na mesinha de cabeceira.
  • Da mesma forma, a criança ou o adolescente pode coletar “cartões de oração” nos quais copia as orações observadas aqui e ali, ou textos próprios. Os Salmos também podem aparecer nesses cartões, por exemplo o Salmo 94, que abre a oração da Igreja todos os dias.
  • Se toda a família estiver reunida para o café da manhã, uma opção é tomar dois ou três minutos para rezar juntos antes de se sentar à mesa.
  • Como o banheiro é um local muito movimentado pela manhã, algumas famílias podem optar por colar acima da pia uma oração ou uma passagem da Sagrada Escritura ou até o “santo do dia”, de forma que seja fácil de ler ao se barbear ou escovar os dentes.

Mas a melhor maneira de incentivar as crianças a rezar é começar você mesmo a rezar, pessoalmente ou em casal.

Alguns casais têm o hábito de se levantar mais cedo para orar por quinze minutos, meia hora ou mais no silêncio da casa ainda dormindo.

A oração da manhã é acessível a todos, desde que você esteja totalmente convencido de sua importância.

Não faça resoluções ambiciosas demais e, portanto, irrealizáveis a longo prazo. Como sempre, não se trata de tentar fazer tão bem ou melhor do que o vizinho, mas de fazer o melhor para nós mesmos, da melhor maneira possível.

Christine Ponsard

Tags:
FamíliaOração
Top 10
Ver mais