Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sábado 20 Abril |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Um truque muito simples para evitar sucumbir à sedução do dinheiro

CHCIWOŚĆ

Photobank gallery | Shutterstock

Edifa - publicado em 20/08/20

A parábola do mordomo infiel ilustra a relação complicada que podemos ter com o dinheiro. Mas então, como podemos ter sucesso na vida como Jesus nos aconselha: sem que o dinheiro seja nosso mestre?

As exigências de Jesus em matéria econômica são tão radicais quanto em matéria conjugal: “Ora, eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio falso, e desposa uma outra, comete adultério” (Mt 19,9); “Eu vos repito: é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”. (Mt 19,24).

Em ambos os casos, os discípulos gritam que é impossível: “É melhor não se casar” (Mt 19,10); “Quem poderá então salvar-se?” (Mt 19:25). Jesus responde que eles devem pedir a Deus a graça de compreendê-lo e vivê-lo: “Nem todos são capazes de compreender o sentido dessa palavra, mas somente aqueles a quem foi dado” (Mt 19,11); “Aos homens isso é impossível, mas a Deus tudo é possível” (Mt 19,26). É claro: para viver um tal ideal, devemos implorar ao Senhor que nos dê a graça.

Ademais, nos Evangelhos, estas duas exigências enquadram uma palavra na qual Jesus afirma claramente a necessidade de reconhecer sua humildade a fim de entrar no Reino. Um dia, quando as mães vieram a Ele para apresentar-lhe seus filhos, Ele disse a seus discípulos: “Dei­xai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos Céus é para aqueles que se lhes assemelham” (Mt 19,14; Mc 10,14; Lc 18,6).

É sempre a mesma mensagem: para ter sucesso na vida, a pessoa deve entregar-se com confiança nos braços do Pai. Mas em termos concretos, enquanto pedimos ajuda ao Senhor, o que podemos fazer para não sucumbir à sedução do dinheiro e ao conforto que permite? 

Unir-se a Jesus em seu coração para ser menos tentado a “consumir”

Tentemos primeiro romper com o silêncio que muitas vezes nos impede de falar sobre estas palavras muito fortes do Evangelho. É um assunto tabu. E com razão! Falta dinheiro para a realização de nossos legítimos desejos: a compra de uma casa mais espaçosa para a família ou a escolarização de uma criança em um estabelecimento mais caro.

Então, como podemos dizer ao nosso cônjuge que gostaríamos de dedicar uma parte maior do orçamento familiar para aliviar a miséria do mundo? Como você pode sugerir-lhe gastar menos nisso ou naquilo?

É extremamente difícil dizer! Até delicado de escrever! Ou, pelo contrário, trata-se de uma conta “no vermelho”! Onde podemos encontrar pessoas que podem nos ajudar, a quem podemos confiar que precisamos de um crédito? Qual será a reação deles?

Qualquer que seja nossa situação, olhemos bem para Jesus na cruz. Desejaremos ser mais como Ele na sua indigência! Juntemo-nos a Ele em nosso coração ou na Eucaristia, e provemos seu amor: seremos menos tentados a “consumir”.

Pensemos muitas vezes na presença de Jesus em todos aqueles que sofrem e especialmente em todos aqueles a quem podemos ajudar. E imploremos ao Espírito Santo que forme em nós “um coração de compaixão”.

Finalmente, procuremos nos encontrar e nos associar com pessoas mais pobres do que nós. Eles nos empurram, nos impedem de nos tranquilizar. E muitas vezes eles nos evangelizam.

Padre Pierre Descouvemont

Tags:
DinheiroevangelhoTrabalhoVirtudes
Top 10
Ver mais