Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 19 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

A frase da mãe de São Luís que lembra o dever de cada pai

FAMILY HOME

Rawpixel.com I Shutterstock

Anna Ashkova - publicado em 24/08/20

A festa de São Luís, neste 25 de agosto, nos faz lembrar dessas palavras da rainha Branca de Castela que podem nos parecer um pouco antiquadas. E se nessas palavras sublimes estivesse o dever supremo de todos os pais?

Meu filho, eu preferiria vê-lo morto do que culpado por um só pecado mortal”, disse um dia a Rainha Branca de Castela, mãe daquele que seria o futuro São Luís.

Palavras demasiado fortes e inadequadas para alguns.

Mas outros detectam nelas o grito de uma profunda fé cristã para a qual a vida da alma e a salvação eterna vem antes de todas as outras coisas.

Ou seja, não se trata de fazer uma escolha, mas de tomar consciência de um dever.

Que a alma de nossos filhos nunca esteja em segundo lugar

Quanta atenção e cuidado legítimos – dinheiro, às vezes – gastamos na manutenção da saúde física de nossos filhos, os ajudando a ficar curados. Faremos todos os esforços necessários.

Mas para a saúde de suas almas, que esforços fazemos quando sabemos que somos responsáveis ​​perante Deus pela alma dos filhos que Ele nos concedeu?

Sabemos evitar conversas, desistir de filmes capazes de perturbar a mente jovem? Sabemos como colocar seu bem moral acima de nosso prazer ou interesse, assim como colocamos o conforto físico deles antes do nosso?

Por fim, não podemos deixar de zelar com respeito e cuidado pelo desenvolvimento espiritual de cada um deles, a fim de detectar uma desordem nascente, confortar suas fragilidades, livrá-los de uma dúvida que os atormenta, enquanto também acompanhamos o desenvolvimento harmonioso de seu corpo.

Sem necessariamente copiar o heroísmo de Branca de Castela, inspiremo-nos no seu exemplo e estabeleçamos um equilíbrio: que a alma dos nossos filhos não seja jamais deixada de lado durante o nosso trabalho educativo.

Tags:
EducaçãopaisPecadovida eterna
Top 10
Ver mais