Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 19 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Quais passagens bíblicas ler para os filhos antes de dormir?

FAMILY

Shutterstock | dream_perfection

Edifa - publicado em 14/09/20

As crianças gostam muito de histórias, especialmente à noite. Por que então não ler para eles de vez em quando passagens da Bíblia em vez dos contos de sempre? A seguir, encontre algumas dicas para introduzir essa prática

Entre todos os livros, entre todas as histórias, a Bíblia ocupa um lugar muito especial pois ela é a Palavra de Deus. Por que e como ler a Bíblia com crianças pequenas, e quais “histórias bíblicas” contar a elas?

Quais histórias contar?

A Bíblia, como sabemos, é uma verdadeira biblioteca: 73 livros, incluindo relatos históricos, poemas, orações, cartas. Nós próprios temos dificuldade em encontrar o nosso caminho e alguns livros às vezes parecem místicos demais! Por isso, podemos começar com histórias que, cheias de imagens e reviravoltas, chamam a atenção das crianças, como por exemplo a história de Abraão, a de Moisés ou a de Davi. Não precisamos nos preocupar em dar interpretações ou explicações. Precisamos simplesmente narrar, para familiarizar a criança com a história do Povo de Deus.

Vamos contando um só “episódio” por vez, deixando a criança curiosa com o que vem depois. Não é preciso respeitar uma ordem cronológica pois a Bíblia não é um simples livro de história. Se a criança quiser ouvir novamente uma passagem que já conhece bem, ao invés de passar para a próxima, respeitemos o seu desejo. É assim que passamos a conhecer a Bíblia, “ruminando”, lendo e relendo as mesmas passagens.

Não se esqueça dos quatro Evangelhos

Podemos escolher alguns episódios da vida de Jesus que permitem que a criança entenda que Jesus era um homem como nós, ainda que sem pecado. Contemos também parábolas. Às vezes elas até parecem que são adaptadas às crianças pela sua maneira vívida de apresentar a verdade. Na realidade, muitas delas são difíceis porque a mensagem essencial não está clara num primeiro olhar. No entanto, histórias como a ovelha perdida, o filho pródigo ou o bom pastor ajudarão a criança a descobrir o amor de Deus.

Já os milagres nem sempre são fáceis de contar, porque a criança provavelmente ficará deslumbrada sem conseguir entender o significado do milagre. O milagre é um sinal do Reino de Deus presente em nosso meio. Ou seja, o principal é o amor de Deus que nos salva, não esta ou aquela cura espetacular. Deus não é um mágico, ele é muito mais e muito melhor: é um Pai, todo-poderoso em amor. Respeite o máximo possível o texto original, mesmo que pareça difícil para eles. E aí vamos favorecendo uma “escuta interna” da criança e para isso, devemos evitar adicionar nossos próprios comentários. Não esqueçamos que “Deus se revela aos pequenos, mais do que aos sábios e aos eruditos”. Ao ouvir a Palavra, as crianças descobrem muitas vezes tesouros que permanecem escondidos para nós.

Leia e medite com as passagens da Bíblia antes de lê-las para as crianças

Sempre que possível, antes de contar uma passagem da escritura, comecemos por lê-la nós mesmos, no texto original. Em seguida, devemos meditar e “ruminar” a palavra em oração. Porque a Bíblia é uma palavra viva. Quanto mais vivermos pela palavra de Deus, mais saberemos contar a Bíblia de forma “viva”, ou seja, como a palavra de Deus que vive em nosso meio.

Não importa que não entendamos tudo, não importa se ignoramos todo ou quase todo o contexto em que um determinado livro foi escrito ou as últimas descobertas exegéticas a respeito dele. Os dois pontos importantes quando contamos ou lemos a Bíblia para as crianças é que ela é uma palavra viva para nós e que a recebemos na “Tradição viva de toda a Igreja”. Em outras palavras, que procuremos entendê-la e interpretá-la, não a partir de nossas próprias impressões, mas à luz do que a Igreja nos diz.

Não lemos a Bíblia para nossos filhos para que eles “aprendam coisas”, mas para que eles descubram com que amor Deus os ama. O objetivo não é fazê-los descobrir a Bíblia, mas fazê-los descobrir a Deus. É por isso que não saberíamos ler a Bíblia se ela não nos fosse dada pela Igreja, não saberíamos lê-la sem “vivê-la” através da oração, dos sacramentos e do amor concreto de Cristo e de nossos irmãos.

Christine Ponsard

Tags:
BíbliaCriançasEducaçãoFamília
Top 10
Ver mais