Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Oração do dia
Meditação do dia20 Março 2023

Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma...
Todas as verdades reveladas procedem da mesma fonte divina e são acreditadas com a mesma fé, mas algumas delas são mais importantes por exprimir mais diretamente o coração do Evangelho. Neste núcleo fundamental, o que sobressai é a beleza do amor salvífico de Deus manifestado em Jesus Cristo morto e ressuscitado. Neste sentido, o Concílio Vaticano II afirmou que «existe uma ordem ou “hierarquia” das verdades da doutrina católica, já que o nexo delas com o fundamento da fé cristã é diferente. Isto é válido tanto para os dogmas da fé como para o conjunto dos ensinamentos da Igreja, incluindo a doutrina moral. Santo Tomás de Aquino ensinava que, também na mensagem moral da Igreja, há uma hierarquia nas virtudes e ações que delas procedem. Aqui o que conta é, antes de mais nada, “a fé que atua pelo amor”. As obras de amor ao próximo são a manifestação externa mais perfeita da graça interior do Espírito: “O elemento principal da Nova Lei é a graça do Espírito Santo, que se manifesta através da fé que opera pelo amor”. Por isso afirma que, relativamente ao agir exterior, a misericórdia é a maior de todas as virtudes: “Em si mesma, a misericórdia é a maior das virtudes; na realidade, compete-lhe debruçar-se sobre os outros e – o que mais conta – remediar as misérias alheias. Ora, isto é tarefa especialmente de quem é superior; é por isso que se diz que é próprio de Deus usar de misericórdia e é, sobretudo nisto, que se manifesta a sua omnipotência”.
Papa Francisco
Exortação Evangelium Gaudium, nn. 36-37
266º Papa da Igreja Católica (2013 - )

Top 10
Ver mais