Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 25 Abril |
Aleteia logo
Oração do dia
Meditação do diadomingo 20 outubro

Quando o Filho do homem voltar, encontrará a fé sobre a terra?
A passagem do Evangelho que foi lida nos impele a rezar e a crer, e a confiar não em nós, mas no Senhor. Qual exortação poderia ser mais eficaz senão a parábola do juiz injusto que o Senhor narrou para nós? O juiz iníquo, de fato, que não tinha nem temor de Deus e nem respeito por alguém, escutou, contudo, à viúva que lhe havia feito apelo, vencido pelo incômodo, não por sua bondade. Portanto, se aquele que odiava ser solicitado atendeu a viúva, quanto mais nos atenderá Aquele que nos exorta a suplicar-lhe. Desse modo, o Senhor, com esta parábola, nos persuadia sobre o fato que é necessário rezar sempre, sem cansar; e ele adicionou: “Quando o Filho do homem voltar, encontrará a fé sobre a terra?”. Se faltar a fé, a oração se torna impossível. Com efeito, quem reza aquilo que não crê? Eis porque também o bem-aventurado Apóstolo, exortando à oração, diz: “Quem invocar o nome do Senhor será salvo”. E para demonstrar que a fé é a fonte da oração, e que a torrente não pode fluir quando a fonte está seca, adiciona: “Mas como poderão invocar o nome do Senhor, se não crerem nele?”. Para rezar, portanto, devemos crer nele e, para que não diminua a fé com que rezamos, devemos rezar. A fé faz brotar a oração, a oração que brota obtém a estabilidade da fé. [...] Ora, o que disse o Senhor: “Quando o Filho do homem voltar, encontrará a fé sobre a terra?” se referia à fé que é perfeita. Uma fé assim se encontra com muita dificuldade sobre a terra. A Igreja de Deus está cheia; quem dela se aproximaria se ela não tivesse fé de fato? Quem não transportaria os montes, se a fé fosse completa? Considerai os próprios Apóstolos: depois de ter abandonado todos os bens, pisado sobre a esperança mundana, não teriam se colocado ao seguimento do Senhor, não teriam dito ao Senhor: “Aumenta a nossa fé”. Vede também àquele tal que a propósito de si próprio faz esta dúplice confissão: sim, possui a fé, mas não completa; ele tinha apresentado seu filho ao Senhor para que ele o curasse do demônio. O Senhor lhe havia perguntado se tinha fé, e ele respondeu: “Eu tenho fé, mas ajuda-me, pois me falta uma fé profunda”. [...] a fé, portanto, não está completa.
Santo Agostinho
Discurso 115, Sobre as palavras do Evangelho de Lc 18,1-17
Bispo de Hipona e doutor da Igreja (354-430)

Top 10
Ver mais