Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 26 Janeiro |
Santa Paula Romana
Aleteia logo
Daily Prayer
Meditação do diadomingo 27 Novembro

“Vigiai-vos e orai...: assim sereis dignos... de apresentar-vos perante o Filho do homem”

 

Este tempo do Advento representa as duas vindas de nosso Senhor: primeiramente a dulcíssima vinda do “mais formoso dos filhos dos homens”, do desejado de todas as nações, que manifestou visivelmente a este mundo a sua presença na carne por muito tempo esperada e ardentemente desejada por todos os santos patriarcas: a vinda em que ele veio ao mundo para salvar os pecadores. Este tempo recorda-nos também a vinda que aguardamos com firme esperança e que muitas vezes devemos recordar com lágrimas, aquela que acontecerá quando o próprio Senhor vier visivelmente na glória [...]: isto é, o dia do juízo quando ele vier visivelmente para julgar. A primeira vinda foi conhecida por muito poucos homens; na segunda se manifestará aos justos e pecadores como anunciado pelo Profeta: “E toda a carne verá a salvação de Deus” (Is 40,5).

Assim, irmãos muito amados, sigamos os exemplos dos santos patriarcas, vivamos de novo seus desejos e abrasemos nossos espíritos com o amor e o desejo de Cristo. Bem sabeis que a celebração deste tempo foi instituída para renovar em nós aquele desejo que os antigos patriarcas tinham pela primeira vinda do Senhor e, com o seu exemplo, aprendamos a desejar também o seu retorno! Pensemos em todo o bem que o Senhor realizou por nós em sua primeira vinda; quanto maior ainda será o que realizará quando voltar! Esse pensamento nos ajudará a amar ainda mais a sua vinda passada e desejar ainda mais seu retorno...

Se queremos estar em paz quando ele vier, esforcemo-nos para acolher com fé e amor sua primeira vinda. Permaneçamos fiéis no cumprimento das obras que ele então nos manifestou e nos ensinou. Acalentemos em nossos corações o amor do Senhor e, por amor, o desejo de que, quando vier o Desejado das nações, possamos, com toda a confiança, ter os olhos fixos nele.

 

Elredo de Rielvaux

Sermão para o Advento do Senhor; PL 195, 363; PL 184, 818

Abade Cisterciense de Rievaulx, Inglaterra (1109-1166).

 

PT300x250.gif
Oração do dia
Festividade do dia





Envie suas intenções de oração à nossa rede de mosteiros


Top 10
Ver mais