Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 25 Abril |
Aleteia logo
Oração do dia
Meditação do diaquarta-feira 24 abril


Nós vivemos Emaús

A sinaxe (a assembleia eucarística) começa pelas leituras, aquelas leituras do Antigo e Novo Testamentos... Começando por Moisés e todos os profetas...; nós reconhecemos o esquema da nossa Eucaristia: a epístola e o Evangelho. Depois o comentário, a homilia: lhes interpretou em todas as Escrituras o que a ele dizia respeito.
E pouco a pouco, toda essa preparação faz nosso coração queimar. A virtude da Escritura e da oração fraterna nos desembaraça docemente de nossas múltiplas preocupações e nossos interesses, e nos concentra unicamente no evento de Cristo.
E então, estamos prontos, estamos maduros para a Eucaristia. Temos fome de sua presença. É o momento do “Fica conosco”. Sim, ele ficará conosco; podemos partilhar o pão, é ele quem o parte: esta partilha nós a refazemos juntos sempre que participamos de uma assembleia eucarística. Nosso coração se tornou ardente, porque à força de ouvir falar sobre Ele nas Escrituras, de remarcar, de meditar, de novo, juntos esses textos imperecíveis, eles tornam-se vivos de novo para nós. Neste momento, o Senhor se faz presente. Nossos olhos são abertos e podemos comungar. Nos encontramos com o Senhor. Ele é invisível a ossos olhos... não precisamos mais de sua presença visível, sensível, pois o reencontramos na fé. E, carregamos em nós esta presença. Ele entrou para ficar com eles. E nossa fé é confortada. E, também, o nosso amor pelos nossos irmãos.
E, a partir do momento em que fomos tocados por Cristo, um intenso desejo nos queima: ir comunicar a Boa Nova. Ite, missa est, vá, vá depressa, o encontro se deu, vá dizer a todos que Cristo ressuscitou... E, naquela mesma hora eles levantaram-se e retornaram a seus irmãos para lhes anunciar o Jesus Cristo ressuscitado.
Irmã Joana D’Arc
Freira dominicana e erudita bíblica (†1993).

Top 10
Ver mais