Aleteia logoAleteia logoAleteia
Terça-feira 19 Março |
Aleteia logo
Oração do dia
Meditação do diaQuinta-feira 21 Janeiro

Muita gente, ao saber de tudo o que ele fazia, procurava-o...
No profeta Isaías é dito que, o próprio Verbo, a Palavra de Deus, disse que ele tinha que se manifestar vivendo entre nós – com efeito, o Filho de Deus tornou-se filho do homem - e se deixar ser encontrado por nós que não o conhecíamos anteriormente: “Deixei-me encontrar por aqueles que não perguntavam por mim. Deixei-me ser encontrado por quem não me procurava. Eu disse: ‘Aqui estou, aqui estou’ para aqueles que não invocaram o meu nome” (Is 65,1) [...]. É esse o mesmo significado do que dizia João Batista:”Deus é capaz de tirar dessas pedras filhos de Abraão”( Mt 3.9). Com efeito, depois de terem sido arrancados, pela fé, do culto a algumas pedras, os nossos corações vêem a Deus e se tornam filhos de Abraão que foi justificado pela fé [...]. O Verbo de Deus se encarnou e plantou a sua tenda entre nós, como nos diz João, seu discípulo (Jo 1,14). Graças a ele, e por causa da nova vocação, ele mudou o coração dos pagãos. Desde então, a Igreja dá muito fruto naqueles que se salvam. E já não é um intercessor como Moisés, nem um mensageiro como Elias, mas o próprio Senhor que nos salva, dando à Igreja mais filhos do que os antigos à sinagoga, tal como Isaías tinha predito, dizendo: “Alegra-te, o estéril, tu que não deste à luz” […]. Deus encontra sua felicidade dando a sua herança às nações insensatas, àqueles que não faziam parte da cidade de Deus e nem sequer sabiam quem era Deus. Agora que, graças a este chamado, a vida nos foi dada e que Deus nos levou até levar a fé de Abraão à sua plenitude em nós, não devemos voltar atrás, quero dizer, à primeira legislação, porque recebemos o Senhor da Lei, o Filho de Deus, e, pela fé nele, aprendemos a amar a Deus de todo o coração e ao próximo como a nós mesmos.

Santo Irineu de Lion
Demostración de la predicación apostólica, 92-95.
Bispo e mártir, seus escritos foram
de grande importância para a Igreja (†202, aprox.)

Top 10
Ver mais