Aleteia logoAleteia logoAleteia
Terça-feira 19 Março |
Aleteia logo
Oração do dia
Meditação do diaSábado 23 Outubro

Se não te converteres, perecerás

 

Pobre de mim! Minha consciência, constantemente, me acusa e a verdade não pode me desculpar quando digo que “eu não sabia o que estava fazendo”. Perdoa, então, Senhor, ao preço de teu precioso sangue, todos os pecados em que caí, consciente ou inconscientemente. Sim, Senhor, pequei real e voluntariamente, e muito. Depois de ter recebido o conhecimento de tua verdade, percebi o quanto ofendi a graça do Espírito. No entanto, ao ter recebido o batismo, me foi gratuitamente concedida a remissão dos pecados e eu, mesmo depois de ter recebido o conhecimento de tua verdade, voltei a cair neles.

Ó Filho de Deus, te pisoteei ao te renegar? No entanto, não posso dizer que Pedro, quando te negou, tenha te pisoteado, ele que te amava tão ardorosamente, inclusive te negou uma primeira, uma segunda e uma terceira vez... Às vezes, Satanás, também reivindicou minha fé para peneirá-la como o trigo; mas, tua oração desceu até mim, de forma que minha fé jamais decaiu e não te abandonei. Tu sabes bem como quis sempre aderir a ti. Assim, pois, guarda-me nesta vontade até o fim. Eu sempre acreditei em ti, sempre te amei, mesmo quando eu pequei contra ti. Lamento meus pecados até morrer. No entanto, não me arrependo de forma alguma do meu amor, mas lamento por não ter te amado tanto quanto devia.

 

Guilherme de Saint-Thierry

Orações Meditativas, n. 5

Abade cisterciense e grande mestre espiritual (1085-1148)

 

Top 10
Ver mais