Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 25 Abril |
Aleteia logo
Oração do dia
Festividade do diaHistórias de Santos

São Tomé

Apóstolo

shutterstock_257012503.jpg

Anneka | Shutterstock

Chamado por Jesus para compor o grupo dos Doze, São Tomé – seu nome significa “gêmeo” – aparece pela primeira vez no capítulo 11 do Evangelho de João, quando Jesus decide ir à Betânia para ver seu amigo Lázaro. Pelo contexto, os discípulos temem represálias e por isso Tomé dirá: “Vamos também nós para morrermos com ele…”. A incredulidade de Tomé, narrada no evangelho da missa de hoje, tornou-se proverbial. No entanto, São Tomé retrata bem a situação do ser humano: desejoso em acreditar e, ao mesmo tempo, necessitado de sinais que possam falar ao seu coração. São Tomé, ao encontrar-se com o ressuscitado, abandona a incredulidade e será um dos discípulos que irá até os confins da terra para anunciar o Evangelho: no século VI, um mercador egípcio escreve ter encontrado no sul da Índia grupos de cristãos e ter ouvido falar que o Evangelho lhes havia sido levado pelo próprio São Tomé. No Brasil há uma história lendária envolvendo o santo: os primeiros religiosos que aqui chegaram, ouviram falar dos índios uma história que dizia respeito a um tal “Pai Sumé”, que foi logo interpretado como São Tomé: segundo essa lenda, o próprio São Tomé teria chegado caminhando pelas águas até a costa brasileira para anunciar Jesus Cristo aos indígenas. Seu túmulo se encontraria no sul da Índia até os dias de hoje.

Descubra outros santos clicando aqui

Top 10
Ver mais