Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 25 Abril |
Aleteia logo
Oração do dia
Meditação do diasegunda 6 Julho

A menina não está morta, ela está dormindo...
Vamos ver a simbologia que esta passagem contém. Pode se interpretar o chefe da sinagoga como um representante da Lei de Moisés, que roga em benefício da multidão que ela [a Lei] havia nutrido para Cristo, anunciando-lhe a espera de sua chegada; ele pede ao Senhor que devolva a vida a uma morta. O Senhor prometeu sua ajuda e, para garantir que ajudará, ele o acompanha. O dom da vida era equivalente, em primeiro lugar, à escolha predestinada pela lei, mas anteriormente, na imagem da mulher que sofria com um fluxo de sangue, a salvação havia visitado os publicanos e pecadores. Ela avançou com fé para tocar a borda do vestido, ou seja, alcançar na companhia dos apóstolos o dom do Espírito Santo que sai do corpo de Cristo através de sua veste.
De fato, Deus não era divisível nem perceptível para estar encerrado em um corpo; ele distribui seus dons no Espírito, mas ele não se divide em seus dons. Sua força é percebida pela fé em todos as partes, porque é para todos e em nenhuma parte está ausente. O Senhor posteriormente entra na casa do chefe, isto é, na sinagoga, e muitos zombam dele. De fato, eles não creram em um Deus feito homem; eles riram ao ouvir pregar a ressurreição dentre os mortos. Segurando a mão da menina, o Senhor trouxe de volta à vida aquela cuja morte era apenas um sonho diante dele.
Saint Hilário de Poitiers
Comentário sobre o Evangelho de São Mateus, 9, 5-8.
Bispo. Por lutar contra a heresia ariana, sofreu exílio; é Doutor da Igreja († 367).

Top 10
Ver mais