Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Oração do dia
Meditação do diasegunda 8 Março

Nenhum deles foi curado senão Naamã, o sírio...

Tu te aproximaste, viste a pia batismal, também viste o bispo perto da fonte. E sem dúvida que veio à tua alma o mesmo pensamento que se insinuou na de Naamã, o sírio. Porque, embora tenha sido purificado, no entanto a dúvida entrou nele ... Receio que alguém tenha dito: "Só isso?" Sim, realmente isso é tudo; aqui está toda inocência, toda piedade, toda graça, toda santidade. Tu viste apenas o que podes ver com os olhos do teu corpo [...]; o que não vês é muito maior [...]; porque o que não se vê é eterno [...]. Existe algo mais surpreendente do que a travessia do Mar Vermelho pelos israelitas, para não falar agora apenas do batismo? E ainda assim, todos os que o cruzaram morreram no deserto. Ao contrário, quem passa pela pia batismal, ou seja, quem passa dos bens terrenos aos do céu [...] não morre, mas ressuscita. Naamã era leproso [...]. Ao chegar, o profeta disse-lhe: "Vê, desce até o Jordão, banha-te nele e ficarás curado”. Ele pensou consigo e disse para si mesmo: “Só isso? Eu vim da Síria para a Judeia e ele me disse: Vê, desce até o Jordão, banha-te nele e serás curado. Como se não houvesse rios muito melhores no meu país!". Seus servos disseram-lhe: “Senhor, por que não fazes o que o profeta te disse? É melhor que o faças e experimentes”. Então ele foi ao Jordão, se banhou e saiu curado. O que tudo isso significa? Viste a água, mas nem toda água sara. Pelo contrário, a água que tem a graça de Cristo cura. Existe uma diferença entre o elemento e a santificação, entre o ato e a eficácia. O ato é feito com água, mas a eficácia vem do Espírito Santo. A água não cura se o Espírito não tenha descido e consagrado esta água. Leste que quando nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o rito do batismo, ele veio até João e este lhe disse: "Eu sou aquele que precisa ser batizado, e tu vens a mim?" [...]. Cristo desceu; João, que batizava, estava ao seu lado; e eis que, na forma de uma pomba, o Espírito Santo desceu [...]. Por que Cristo desceu primeiro e depois o Espírito Santo? Por que razão? Para que não parecesse que o Senhor precisasse do sacramento da santificação: é ele quem santifica, e é também o Espírito que santifica.
Santo Ambrósio de Milão
Sobre os Sacramentos: Água que santifica
Bispo de Milão e Doutor da Igreja (†397)

Top 10
Ver mais