Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Oração do dia
Festividade do diaHistórias de Santos

Santíssimo Nome de Jesus

ANGELS

Public Domain


O Santíssimo Nome de Jesus sempre foi honrado e venerado na Igreja, desde seus primeiros tempos (cf. Fp 2,10). No entanto, é apenas a partir do século XIV que começou a existir um culto litúrgico. O grande propagador da devoção foi o franciscano são Bernardino de Siena (1380-1444). O papa Clemente VII concedeu autorização à Ordem Franciscana para recitar o Ofício do Santíssimo Nome de Jesus e, aos poucos, a celebração foi se tornando cada vez mais popular, até que o papa Inocêncio XIII, no ano de 1721 autorizou a celebração para toda a Igreja. O papa são João Paulo II fixou a data do dia 3 de janeiro para a memória facultativa no Calendário Romano. Na bíblia se diz que o Messias recebeu o nome, que por ele foi usado durante toda a sua existência terrena, de Jesus. Esse nome lhe foi colocado por são José, depois que o Anjo lhe revelou que Maria trazia em seu seio um filho concebido por obra do Espírito Santo, e esse menino deveria receber o nome de “Jesus” (isto é, “Deus salva”), pois ele “salvará seu povo de seus pecados” (cf. Mt 1, 21-25). O significado do nome de Jesus é, portanto, o de salvador. No NT há várias passagens que citam o significado e o poder do nome de Jesus. Ao longo da vida pública de Jesus, seus discípulos, fazendo apelo ao seu nome, curam doentes, expulsam demônios e operam milagres (cf. Lc 10,17; Mt 7,22; At 4,12; At 5, 41; Ef 1,20-21; Rm 10, 9-13; Ap 3,12). A comunidade cristã primitiva é aquela que reconhece Jesus como o Senhor e invoca seu nome: é no nome do Senhor, com efeito, que a comunidade se reunirá e acolherá quem quer que seja que se apresente em nome do Senhor; dará graças a Deus por meio do nome do Senhor e procurarão se comportar de modo tal, a glorificar o nome do Senhor, até mesmo a ponto de sofrer pelo nome do Senhor. A expressão da presença do nome do Senhor (e de toda a Trindade Santa) na vida cristã do dia-a-dia, encontra-se manifestada particularmente no sinal da cruz, que acompanha o cristão, em geral, desde a sua infância.

Descubra outros santos clicando aqui
Top 10
Ver mais