Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sábado 20 Abril |
Aleteia logo
Oração do dia
Meditação do diaTerça-feira 26 Janeiro

O Reino de Deus está entre vós

Oportunamente o Senhor envia outros setenta e dois discípulos porque o Evangelho tinha de ser pregado a tantas outras nações do mundo. E assim, como antes Jesus escolhera doze apóstolos por causa das doze tribos de Israel, agora também estes são escolhidos para ensinar entre os gentios. Assim como não há quem duvide que os doze apóstolos representassem os bispos, estes setenta e dois representam a figura dos presbíteros (isto é, os sacerdotes de segunda ordem). No entanto, nos primeiros séculos da Igreja (como se sabe por tradição apostólica) uns e outros se chamavam bispos e presbíteros; um significa maturidade de sabedoria e o outro cuidado do cargo pastoral. Assim como a abundância da colheita é toda a multidão dos crentes, assim os poucos operários são os apóstolos e os imitadores deles, que são enviados à colheita. Depois de ter falado como deveriam portar-se seus discípulos nas casas, o Senhor passou então a ensinar-lhes como deveriam portar-se nas cidades. A saber, comunicar-se em tudo com os piedosos e apartar-se inteiramente da sociedade dos ímpios. E prosseguiu: “E em qualquer cidade que entreis e os receberem, comam o que puserem diante” ou para demostrar até que ponto não buscam nada terreno deles, que nem o pó de sua terra querem que os pegue. Pelos pés se significa o trabalho e a marcha da pregação e o pó que os cobre representa a leviandade dos pensamentos terrenos, da qual não se veem livres nem mesmo os grandes doutores. Aqueles, pois que depreciarem a doutrina, os trabalhos e os perigos dos que os ensinam, estarão expostos ao testemunho da condenação.

São Beda, o Venerável
Comentário sobre o Evangelho de São Lucas, Cap. 10
Monge e Doutor da Igreja (672-735)

Top 10
Ver mais