Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quarta-feira 01 Maio |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Dos jovens aos idosos: a misericórdia de Deus ultrapassa gerações

Neto beija avó

Bricolage | Shutterstock

Padre Reginaldo Manzotti - publicado em 25/07/23

O encontro de Maria e Isabel é um convite para estreitarmos nossos laços familiares e exercermos a caridade

A família é chamada por Deus a ser testemunha do amor e fraternidade, colaboradora da obra da criação. Seu papel é fundamental na formação dos filhos, já que aos pais é dada a responsabilidade de formar pessoas conscientes e cristãs. Porém, toda a família, principalmente os avós, podem e devem ajudar a gerar indivíduos compromissados com Deus e com o próximo.

Como é edificante uma família que valoriza os avós! Nesse caso, todos ganham! As crianças são beneficiadas porque convivem com gerações diferentes, aprendem a valorizar os idosos e mantêm o sentimento de pertença familiar. Alguns estudos indicam até que a convivência com os avós fornece valores sólidos e apoio emocional aos netos.

Em 2020, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Avós e Idosos, celebrado no terceiro domingo de julho, próximo a festa dos avós de Jesus, São Joaquim e Sant’Ana. A data é proposta para todos recordarmos e celebrarmos o dom da velhice e daqueles que, antes de nós e para nós, guardam e transmitem a vida e a fé. 

Ana era uma mulher estéril e ambos já tinham uma idade avançada e não conseguiam engravidar, mas a fé deste casal foi tão grande, que mesmo em condições inimagináveis para os dias atuais, Deus honrou a perseverança deles, que mais tarde conceberam Maria, a mulher que viria ser a escolhida para ser a Mãe de Jesus.

Assim como aconteceu na história de Joaquim e Ana, para nós é um exemplo de fé, continuamente Deus quer derramar bênçãos em nossas vidas, pois sua misericórdia é infinita. Mas não podemos caminhar sozinhos, Deus se manifesta na história do seu povo e deseja de nós, a compaixão, o respeito mútuo, solidariedade e muitas outras virtudes. Por isso, é tão importante a atenção aos avós e a pessoa idosa que tanto contribuem para nossa formação com sabedoria e experiência.

Agora, em 2023, na terceira edição do Dia Mundial dos Avós e Idosos, fomos abraçados pelo lema: “de geração em geração, a sua misericórdia” (Lc 1, 50). 

O Papa Francisco foi muito feliz em propor esse tema, pois um dos principais pontos que une as gerações é a fé. “O Espírito Santo abençoa e acompanha todo o encontro fecundo entre gerações diversas, entre avós e netos, entre jovens e idosos. De fato, Deus quer que os jovens, como fez Maria com Isabel, alegrem os corações dos anciãos e extraiam sabedoria das suas experiências” (Papa Francisco, julho de 2023). 

O encontro de Maria (jovem) e Isabel (idosa) é um convite para estreitarmos nossos laços familiares e exercermos a caridade. Precisamos ouvir as histórias dos vovôs e das vovós, abraçar, fazer um gesto de carinho e dar atenção, como forma de retribuir o amor de Deus por nós que não se esgota em generosidade.

Ainda na sua mensagem para o III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, o Santo Padre ressalta a importância do cuidado ao próximo: “O Senhor espera que os jovens, ao encontrar os idosos, acolham o apelo a guardar as memórias e reconheçam, graças a eles, o dom de pertencerem a uma história maior. A amizade de uma pessoa idosa ajuda o jovem a não cingir a vida ao presente e a lembrar-se que nem tudo depende das suas capacidades. Por sua vez aos mais velhos, a presença de um jovem abre à esperança de que não se perderá tudo aquilo que viveram e se vão realizar os seus sonhos”. (Papa Francisco, julho de 2023). 

Então, convido que cada um tire um tempo do seu final de semana para estar com os avós, ouvindo suas histórias, fazendo coisas juntos!

Tags:
FamíliaIdososMisericórdia
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia