Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sábado 27 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Combate espiritual: entender para vencer

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
Homem e bíblia

KieferPix | Shutterstock

Hozana - publicado em 04/08/23

Como a luta espiritual é contra inimigos invisíveis, para vencê-los é preciso estar revestido de toda a armadura que recebemos de Deus

Todo cristão deve estar equipado para o serviço de Deus, e o modo de fazer isto é se revestir permanentemente de toda a armadura de Deus, para poderem permanecer firmes contra as ciladas do diabo, o arquiinimigo de Deus e também deles que não lhes dará trégua por um só instante, enquanto eles viverem neste mundo, como se vê em Ef. 6, 11.

A luta espiritual que os cristãos empreendem neste mundo não é uma guerra civil contra os homens, ou seja, contra a carne e sangue, mas uma guerra nas regiões celestes contra os principados e potestades, os príncipes do mundo de trevas e contra todas as hostes espirituais da iniquidade que estão debaixo do governo deles, como se lê em Ef. 6,12.

Como esta luta é espiritual contra inimigos invisíveis, para vencê-los e não sermos vencidos pelos ataques e tentações deles é preciso estar revestido de toda a armadura de Deus, que recebemos de Deus, que não se encontra naturalmente em nós, e que pertence ao Senhor.

Mas revestidos com a armadura divina podemos vencê-los e permanecer firmes nos ataques que vierem desferir contra nós, como se afirma em Ef. 6,13. Por exemplo, como poderemos vencer as provocações que visam nos deixar irritados e irados, sem que estejamos revestidos da mansidão e da longanimidade que temos na comunhão com o Senhor?

É preciso, portanto que os cristãos estejam firmes, e vestidos com a verdade e com a couraça da justiça; tendo os pés calçados com a preparação do evangelho da paz; empunhado o escudo da fé, para apagar todos os dardos inflamados do maligno; usando também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é palavra de Deus, como se vê em Ef. 6, 14-17. E isto se faz orando e suplicando em todo o tempo no Espírito, e também vigiando com perseverança, intercedendo em favor de todos os santos, como se vê no versículo 18. 

O grande propósito do demônio e pelo qual ele luta, é o de manter o mundo em ignorância sobre ele. É possível para um homem, por causa da ignorância, se levantar contra Deus e atacar a própria verdade de Deus, e também defender o diabo, e opor-se a Deus, a menos que ele tenha conhecimento da verdade divina, inclusive no que se refere as operações do diabo.

O modo mais agudo no qual o demônio engana o mundo e a Igreja, é quando ele entra no disfarce de alguém, ou algo, que aparentemente está falando dos interesses de Deus. Por isso, o Espírito Santo, através do apostolo Paulo ordena a todos os cristãos, em Efésios 6 a estarem revestidos permanentemente com toda a armadura de Deus para poderem empreender a luta na qual tem que se empenhar contra os principados e potestades, de maneira que possam resistir as ciladas do diabo e permanecerem inabaláveis.

Esta armadura é composta das armas espirituais da verdade, da justiça, da salvação, da fé, da Palavra de Deus, numa vida de oração e súplica por todos os santos. A autoridade de Jesus Cristo sobre Satanás e seu exército de demônios é realizada por meio do equipamento que os cristãos podem receber do Espírito Santo, e Jesus tem dado autoridade em Seu Nome aos seus seguidores sobre os espíritos malignos. O combate pode ser duro, a corrida pode ser uma maratona, mas no fim, a recompensa será maravilhosa!

Para entender e vencer no combate espiritual, venha vivenciar conosco o retiro online: Combate Espiritual: Entender para vencer! (clique aqui para se inscrever)

Henrique Santos Filhos, fundador da Comunidade Anuncia-me, pelo Hozana

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos

Tags:
BíbliaEspiritualidadeMalOração
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia