Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 02 Maio |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Este jeito de pensar na cruz vai deixá-la menos pesada

man praying with cross in nature sunrise background

BOY ANTHONY | Shutterstock

Peter Cameron - publicado em 14/09/23

Como dizia Bento XVI, "embora a cruz possa ser pesada, não é sinônimo de infortúnio, de desgraça, a ser evitada em todos os aspectos"

Coloque-se no lugar de Pedro. Ele repreende Jesus por predizer a Paixão. O Senhor, por sua vez, repreende Pedro: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens”. Depois, Jesus diz: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga” (Mt 16, 21-27).

Em propósitos cruzados

Podemos estar inclinados a considerar “a cruz” como sofrimentos, dificuldades, aflições, tribulações, adversidades, aborrecimentos, ocasiões para abnegação. Mas quando considerada dentro do seu contexto, vemos que “a cruz” implica muito mais. Pois com essa repreensão, Pedro se encontra no ponto mais baixo de sua vida. Ele provavelmente nunca se sentiu pior, já que acabou de ser chamado de “Satanás”! Mas é ESSA miséria, essa desolação e angústia que Jesus quer que Pedro assuma como sua cruz. Jesus está ordenando a Pedro:  Tome sua cruz AGORA MESMO!

A cruz é uma oportunidade

Vejamos o que disse o Papa Bento XVI: “Embora a ‘cruz’ possa ser pesada, não é sinônimo de infortúnio, de desgraça, a ser evitada em todos os aspectos; pelo contrário, é uma oportunidade de seguir Jesus e, assim, adquirir força na luta contra o pecado e o mal ” (ênfase adicionada). 

Estar unido a Jesus ao tomar a cruz consiste em enfrentar a miséria e o mal real que geramos sempre que pensamos e vivemos fora de Jesus. Tomar a nossa cruz é recusar sucumbir aos nossos sentimentos de vergonha, de culpa, de autoaversão.

Carregamos a nossa cruz seguindo Jesus quando reconhecemos, com brutal honestidade, o que somos quando abandonados a nós mesmos… E, nesse conhecimento insuportável, amamos Jesus. Negar a nós mesmos implica dizer Não a todos os pensamentos ilusórios que podemos ter sobre a nossa “bondade” separada de Deus. 

Seguimos Jesus quando o amamos, sabendo o que somos sem ele na experiência real do nosso desânimo. “A cruz é o desarmamento de nós mesmos, pelo qual nos entregamos a Deus” (Pe. Bernard Bro).

A cruz é uma purificação que tira de nós tudo o que não está em Jesus. O carregar fielmente a cruz serve para nos conformar cada vez mais com Jesus Cristo. São Teodoro Estudita (+826) diz que “com a cruz somos libertados da restrição do inimigo e nos agarramos à força da salvação”.

Um portador da cruz

O Papa Bento XVI destacou que “seguir Cristo significa aceitar a essência interior da cruz, ou seja, o amor radical nela expresso”:

“A cruz como sinal obriga-nos a olhar para a periculosidade do homem e para todos os seus atos hediondos; ao mesmo tempo, faz-nos olhar para Deus, que é mais forte – mais forte na sua fraqueza – e para o fato de sermos amados por Deus. É, neste sentido, um sinal de perdão.”

Provavelmente, tudo em Pedro queria fugir o mais rápido e para longe possível de Jesus. A graça — o milagre — é que Pedro ficou. Pedro o seguiu.

Santa Catarina de Sena nos encoraja:

“Com um amor tremendamente ardente você assumirá a cruz, onde a morte do pecado capital foi gasta e destruída, onde ganhamos a vida. E aqui está o que ela fará por você: quando você tomar a cruz, todos os seus pecados passados ​​contra Deus serão removidos. E então Deus lhe dirá: ‘Venha, meu filho amado. Você trabalhou duro por mim. Agora vou aliviar você; Eu os conduzirei à festa de casamento da vida eterna'”.

Pois “só como portador da cruz se pertence a Cristo” (A. Sertillanges). Por isso, o poeta e padre jesuíta Gerard Manley Hopkins costumava rezar:

“Ó Deus, eleva-me acima de mim mesmo a um estado de graça mais alto, no qual posso ter mais união contigo, no qual posso ser mais zeloso em fazer a tua vontade e ser livre do pecado.”

Tags:
CruzEspiritualidadeSofrimento
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia