Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sábado 27 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Natal: a festa do amor de Deus por nós

Jakarta Indonesia Indonesia December 24 2019 Christmas Eve at St Yohanes Bosco Church Sunter Jakarta Indonesia

Greg PW | Shutterstock

Padre Reginaldo Manzotti - publicado em 05/12/23

Deus nos amou tanto que nos enviou seu Filho único para nos salvar. Como devemos nos preparar para esta festa?

O Natal é a festa que celebra o nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus que se fez homem para nos salvar. O Natal é uma festa de alegria, de luz e de paz, que nos convida a acolher Jesus em nossos corações e em nossas vidas.

Mas para celebrar bem o Natal, precisamos nos preparar. Por isso, a Igreja nos propõe o tempo especial chamado Advento, que significa vinda ou chegada. O Advento é um tempo de quatro semanas que antecede o Natal, no qual somos chamados a esperar e a vigiar pela vinda do Senhor.

O Advento nos faz recordar as três vindas de Jesus, como explicou o Papa Francisco:  “A primeira visita foi a Encarnação, o nascimento de Jesus na gruta de Belém; a segunda acontece no presente: o Senhor visita-nos continuamente, todos os dias, caminha ao nosso lado e é uma presença de consolação; por fim, teremos a terceira, a última visita, o encontro com Cristo no Juízo Final” (Angelus, 2016).

São Bernardo de Claraval, um santo e doutor da Igreja, explicou que a segunda vinda é oculta, pois só os eleitos a veem dentro de si, e suas almas são salvas. Ele disse: “Oculta, ao invés, é a vinda intermediária, na qual somente os eleitos O veem dentro de si, e suas almas são salvas. Na primeira vinda, portanto, Ele entra na fraqueza da carne, nesta intermediária vem no poder do Espírito, na última virá na majestade da glória. Assim, esta vinda intermediária é, por assim dizer, um caminho que une o primeiro ao último”  (Obras completas de São Bernardo).

Tempo de conversão

O Advento é um tempo de conversão, de oração e de esperança. É um tempo de renovar nossa fé e nosso compromisso com Deus e com os irmãos. É um tempo de abrir nosso coração para acolher o amor de Deus que se manifesta em Jesus Cristo.

Para viver bem o Advento, podemos seguir alguns passos:

– Rezar diariamente, meditando as leituras bíblicas que nos falam da vinda do Senhor e pedindo a sua graça para estarmos prontos para recebê-lo.

– Fazer uma boa confissão sacramental, reconhecendo nossos pecados e pedindo perdão a Deus e aos que ofendemos.

– Praticar obras de caridade, ajudando os mais necessitados, partilhando nossos bens e promovendo a justiça e a paz.

– Participar das novenas de preparação para o Natal, participar das celebrações litúrgicas, especialmente da Eucaristia dominical, na qual celebramos a presença real de Jesus entre nós.

– Preparar o presépio, que é uma representação do cenário do nascimento de Jesus em Belém. O presépio nos lembra da humildade e da simplicidade do Salvador.

Vivendo assim o Advento, estaremos preparados para celebrar o Natal com verdadeiro espírito cristão. O Natal não é apenas uma festa externa, mas uma festa interior. 

Natal: festa do amor

O Natal é a festa do amor de Deus por nós. Deus nos amou tanto que nos enviou seu Filho único para nos salvar. Jesus nasceu pobre entre os pobres para nos enriquecer com sua graça. Jesus nasceu frágil entre os frágeis para nos fortalecer com seu poder. Jesus nasceu luz entre as trevas para nos iluminar com sua verdade.

Que neste Natal possamos reconhecer e acolher Jesus como nosso Salvador e Senhor, em nossos corações e em nossas famílias. Que possamos imitar seu exemplo de amor e serviço aos irmãos. Que possamos anunciar sua Boa Nova aos que ainda não o conhecem e que possamos viver como seus discípulos missionários e testemunhas de Seu amor.

Tags:
AmorDeusJesusNatal
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia