Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quarta-feira 01 Maio |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

5 gestos para viver hoje na esperança do Céu

Christian Woman Getting on her Knees in Front of Altar and Starting to Pray in Church

Gorodenkoff | Shutterstov

Patricia Navas - publicado em 14/12/23

A esperança na felicidade do Céu ilumina o presente. A Bíblia, a Eucaristia e até as tradições familiares existem para colocar todos nesta expectativa de alegria eterna

O Catecismo da Igreja Católica afirma que a “virtude da esperança corresponde ao desejo de felicidade que Deus colocou no coração de todo o homem; assume as esperanças que inspiram as atividades dos homens, purifica-as e ordena-as para o Reino dos céus” (CIC 1818).

A esperança, de fato, é como uma pequena chama interior e cabe a cada pessoa cuidar dela para que permaneça acesa. Como alimentá-la? Aqui estão cinco maneiras:

1
Leia a Palavra de Deus

Num mundo cheio de incertezas, em que o homem se distancia de Deus e se torna cada vez mais individualista, o fiel necessita ouvir a Palavra de Deus, imbuída de justiça e sabedoria. Sua Palavra é viva e eficaz. Ao ler a Bíblia, pergunte-se: o que o Evangelho me diz hoje para preservar minha esperança na felicidade eterna? E você verá: Deus age!

2
Aproxime-se da Eucaristia

Prepare o seu coração, alimentando-se do pão da Vida. Reserve uma ou duas horas do seu tempo para adorar o Santíssimo Sacramento, participe na Missa com um pouco mais de frequência do que o habitual, reserve mais tempo para agradecer verdadeiramente depois de receber a Comunhão… Isso vai te ajudar a voltar a concentrar-se em Deus e a viver na esperança da união eterna com Ele.

3
Crie tradições familiares

A família é a Igreja doméstica onde a fé é transmitida de geração em geração e também através das tradições. Celebrar juntos o Natal, mas também as diferentes festas religiosas doo ano é uma bela maneira de cultivar a esperança.

4
Transforme ações em orações

Todas as suas ações diárias às vezes podem parecer monótonas e repetitivas. Contudo, lembre-se de que mesmo a ação mais insignificante para você não é insignificante aos olhos de Deus. Se você oferecer a Ele tudo o que faz como oração – desde lavar a louça até arrumar o quarto – sua vida diária terá mais significado. Mesmo que suas ações pareçam invisíveis e insignificantes, cultive a esperança de que um dia você será infinitamente recompensado.

5
Pratique a caridade

O tempo do Advento convida-vos a partilhar a vossa alegria e esperança com as pessoas que vos rodeiam, mas é também o momento ideal para levar esta alegria e esperança aos mais necessitados. Leve presentes, reserve um tempo para conversar com eles, perguntar o que precisam, principalmente nesta época fria do ano, para que não se sintam esquecidos. Trazer-lhes esta esperança irá alegrar um pouco mais o dia deles… e o seu!

Tags:
CéuEsperançaVirtudes
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia