Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

5 conselhos bíblicos para alcançar a paz interior em 2020

BIBLE,HANDS

Congerdesign | CC0

Cecilia Pigg - publicado em 02/01/20

Quando você realmente passar a confiar em Deus, você estará arraigado na paz que somente Ele pode proporcionar

Se, no Natal, você pediu paz e não conseguiu, pode pelo menos promover uma sensação de paz em sua vida pessoal no próximo ano.

E, se a sua paz também leva paz aos que estão perto de você, uma reação em cadeia tem início! Sei por mim mesma que, quando estou verdadeiramente em paz, sem preocupações e sem excesso de atenção na minha lista de tarefas, minha família se torna mais pacífica. Mas como chegar lá?

Aqui estão cinco maneiras de encontrar a paz interior com base em citações diretas de Jesus:

1.Não espere encontrar paz nas circunstâncias da sua vida

Jesus diz: “Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.” (João 16,33).

O mundo costuma ser louco, caótico e, em geral, não é fã de Jesus e de seus ensinamentos. Mas não é aí que encontramos a nossa paz. Na parábola do semeador, Jesus também nos adverte sobre como o mundo pode nos fazer perder a fé. Ele diz que, quando surgir alguma tribulação ou perseguição, poderemos nos afastar dele imediatamente se não tivermos raízes fortes ( cf. Mateus 13, 21-22). Se nunca arranjarmos tempo para Deus, nunca conseguiremos descobrir a Sua paz.

2. Não desanime diante das dificuldades da vida

Lembre-se de que todos têm coisas difíceis na vida e que viver bem com elas ajudará seu estado mental – muito mais que amargura e ressentimento são capazes. Jesus disse a seus discípulos que qualquer um que quisesse segui-lo deveria negar a si mesmo (cf. Mateus 16,24). Não podemos deixar que nossas cruzes nos impeçam de seguir o Nosso Senhor.

3. Simplifique sua vida e seja generoso

Seja generoso com aqueles que estão ao seu redor. Quanto mais generosos somos, mais desapegados podemos ser, mais paz e liberdade podemos sentir. Jesus nos pede para convidar os pobres para os banquetes (Lucas 14, 13), não esperar nada em troca (Lucas 6,35) e dar a todos que pedirem algo (Mateus 5,42). Compartilhar o que temos nos ajuda a ficar menos preocupados em adquirir e mais focado no que é realmente importante na vida.

4. Não fique ansioso

Jesus pergunta: “Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida?” (Mateus 6,27). Nunca encontraremos paz se estivermos constantemente preocupados com o que o amanhã trará. Confiar em Deus é difícil para nós. Adão e Eva pecaram no jardim porque não confiavam Nele e na regra que Ele lhes dera. Mas, sem confiar em Deus, temos que confiar em nós mesmos. E isso é apenas exaustivo e estressante.

5. Reze

Passe algum tempo refletindo silenciosamente. Peça o que você precisa em oração e isso lhe será dado. “Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto” (Mateus 7,7). O próprio Jesus costumava “se retirar para lugares desertos para orar”.(Lucas 5,16). Se o próprio Jesus rezava enquanto estava nesta terra, certamente nós também precisamos rezar. Ele nos deu o Pai Nosso, que é um jeito de começar. Neste novo ano, tire uma semana e reflita sobre cada frase do Pai Nosso.

Não tenha dúvida: a paz interior é possível, embora seu equilíbrio entre vida profissional e familiar, seus relacionamentos e seus filhos tentem te fazer acreditar que não. Estabeleça suas prioridades para o próximo ano. Quando você pode priorizá-Lo e confiar Nelle, enquanto se livra de ressentimentos, excesso de coisas e distrações, você ainda pode estar tão ocupado quanto antes. Mas nessa ocupação, você deve permanecer arraigado e calmo – seguro na paz que somente Deus pode dar.




Leia também:
Oração para alcançar a paz interior

Tags:
BíbliaMeditaçãoOraçãoPaz
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia