Aleteia
Terça-feira 27 Outubro |
São Fulco
Espiritualidade

Mensagens bíblicas para consolar quem está doente do corpo e da alma

PACJENT W SZPITALU

Shutterstock

A12 - publicado em 15/02/18

A Palavra de Deus é a luz que ilumina as realidades de incerteza diante do sofrimento

Deus quer participar integralmente da nossa vida. Por meio da Palavra de Deus ele se revelou a nós como um Deus cheio de amor e compaixão pelo seu povo. Por meio de seu filho Jesus, ele concretizou o seu plano de salvação a todo homem e mulher.

A Palavra de Deus é para todos aqueles que estão doentes, a luz que ilumina as realidades da incerteza diante do sofrimento, o amparo e o consolo nas dificuldades e o bálsamo que cura e liberta da dor que a doença impõe ao corpo ou a alma.

Padre Cláudio Buss, mestre em Teologia Bíblica, escolheu quatro trechos bíblicos que falam de cura e refletiu a mensagem central de cada um deles. Em todos, ele deixa uma palavra de conforto para a doença do corpo e de iluminação para as doenças que afligem o nosso espírito:

Jesus, homem livre, sai da sinagoga e entra em uma casa. Ele, portador do Reino de Deus, quer que o mesmo seja presente não só no lugar santo da sinagoga, mas também nas casas, junto das pessoas. Restabelece a saúde e a vida para todos! Cura a sogra de Pedro, uma mulher, que na época de Jesus não tinha muito valor. Mas, Ele lhe dá valor, tomando-a pela mão para restabelecer sua dignidade. É o dom de Deus que vem ao encontro, sem mesmo que ela o invocasse. Ela escrava dos seus limites físicos, agora acolhendo o dom passa a ser servidora de todos.

Acolhendo o dom que o próprio Jesus, também somos libertos de nossas escravidões, para servir com alegria nossos irmãos e irmãs. Nossa vida se enche de sentido quando o Senhor cura e liberta nosso coração para servir.

Os leprosos na época de Jesus eram excluídos da sociedade e da religião. Olhados como pessoas impuras, não podiam conviver com os outros. Jesus quebrou este preconceito ao encontrar um dos leprosos “estendeu a mão, tocou nele e o purificou”. Diante da súplica do doente, Jesus não passa indiferente, responde com um milagre, sinal da vitória da vida sobre o mal, a doença e a morte.

Jesus restabelece não só a saúde física, mas também a reintegração na sociedade e na vida religiosa do povo.

No encontro com o Senhor também somos curados de nossa “lepra espiritual” que nos afasta e nos isola dos outros. Com o Senhor nossa vida se enche de alegria, de esperança e amor. Sua presença, seu toque é o maravilhoso milagre em nosso existir.

Um cego, conhecido na época de Jesus, chamado de Bartimeu, vendo Jesus passar, foi insistente pedindo a cura, apesar da oposição do povo ao seu redor: “Jesus, tem compaixão de mim”!

Jesus o manda chamar e ele prontamente sai ao seu encontro. Seu pedido de ser curado é atendido imediatamente com as palavras de Jesus: “Tua fé te salvou”. Além da cura física, ele agora é salvo em todo o seu ser. Recebeu a iluminação de Jesus, capaz de seguir a Jesus pelo caminho.

Nossa cegueira espiritual muitas vezes não nos permite seguir a Jesus com toda a nossa vida. Mas iluminados pelo Mestre podemos partilhar a alegria de o seguir e amar verdadeiramente.

Admira-nos a confiança que o centurião romano tem na força e autoridade da palavra de Jesus de curar o seu servo: “Não sou digno que entres em minha casa. Diz, porém, uma palavra e meu servo será curado”! Neste homem, considerado pagão, está o exemplo de caminhada de fé: a confiança em Jesus, que pode e quer curar, o acolhimento da sua pessoa e a abertura sincera e total, que vai além do dom da cura, para chegar à fé pura e madura.

Jesus ressuscitado continua a agir mediante a sua palavra, contanto que encontre em nós uma fé humilde e sincera como a do oficial pagão.

Confiamos na Palavra de Jesus que cura, liberta e nos dá vida!

(A12.com)

Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • A Aleteia é publicada em 8 idiomas: Português, Francês, Inglês, Árabe, Italiano, Espanhol, Polonês e Esloveno.
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

Tags:
BíbliaCuraDoença
Oração do dia
Festividade do dia





Top 10
Philip Kosloski
3 poderosos sacramentais para ter na sua casa
Aleteia Brasil
Quer dormir tranquilo? Reze esta oração da no...
TRIGEMELAS
Esteban Pittaro
A imagem de Nossa Senhora que acompanhou uma ...
Aleteia Brasil
O milagre que levou a casa da Virgem Maria de...
No colo de Maria
Como rezar o terço? Um guia ilustrado
SAINT MICHAEL
Philip Kosloski
Oração a São Miguel por proteção contra inimi...
São Padre Pio de Pietrelcina
Oração de cura e libertação indicada pelo exo...
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia