Aleteia
Segunda-feira 26 Outubro |
São Fulco
Curiosidades

A importância espiritual das lendárias viagens de Santa Maria Salomé à França e à Itália

Rogier Van Der Weyden - Public Domain

Left to Right: Mary of Clopas, Saint John the Evangelist and Mary Salome

Philip Kosloski - publicado em 22/10/19

Para os cristãos medievais, uma conexão local com uma figura bíblica reforçou a realidade do Evangelho

Ao ler as lendas dos cristãos medievais, pode ser tentador desconsiderá-los como simplórios e fantasiosos. Por exemplo, por que eles inventaram histórias para fazer parecer que um personagem bíblico visitou sua pequena cidade?

Santa Maria Salomé é um excelente exemplo. Ela é mencionada nos Evangelhos algumas vezes e é conhecida como uma das “três Marias” que seguiram Jesus durante seu ministério público. Acredita-se também que ela se juntou a Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago, para ungir o corpo de Jesus no sepulcro.

Embora geralmente seja esquecida pela maioria dos cristãos modernos por causa de seu papel menor, os cristãos medievais a viam como importante, pois ela tinha uma conexão direta com Jesus. Não há registros do que aconteceu com ela após a Ressurreição e é aí que as lendas locais procuram preencher a lacuna.

Uma lenda afirma que ela viajou para o sul da França para a cidade agora conhecida como Saintes-Maries-de-la-Mer, um nome que se refere às três “Marias” que visitaram tal cidade. As tradições locais ainda honram essa lenda e uma paróquia celebra sua festividade todos os anos a 22 de outubro.

Como alternativa, diz-se que ela viajou para Veroli, Itália, e passou o resto de sua vida proclamando o Evangelho naquela cidade. Uma igreja local foi construída em sua homenagem e ainda leva o nome de Santa Maria Salomé.

Para o cristão moderno, essas lendas são risíveis, mas a fé que essas histórias inspiraram não é. Para os cristãos medievais, essas lendas levaram o Evangelho à sua porta da frente. Reforçou para eles que o Evangelho era real e que esse caráter bíblico estava mais próximo deles do que eles imaginavam.

Em certo sentido, muitas das lendas contadas na Idade Média eram para fins de entretenimento, sendo a ficção a principal maneira de capturar a imaginação. Ao mesmo tempo, as lendas também eram usadas para comunicar verdades espirituais que, embora fossem historicamente “falsas”, faziam os ouvintes pensar em diferentes aspectos do Evangelho.

Essa também é uma das razões pelas quais os artistas medievais costumavam pintar as pessoas locais em várias cenas bíblicas. As pessoas que viam uma pintura da natividade sabiam muito bem que o rei local não estava presente no nascimento de Jesus, mas a incorporação de figuras locais ajudou a levar o Evangelho a tal cidade específica.

É difícil para o leitor moderno apreciar histórias que não têm todos os fatos históricos corretos, mas isso é principalmente um problema da imaginação moderna. Os cristãos medievais estavam mais preocupados com a profundidade de uma história do que com todos os fatos exatamente perfeitos. Quando eles contavam histórias na lareira, os detalhes nem sempre eram os mesmos, mas a verdade fundamental por trás de tudo era.

Embora Santa Maria Salomé possa nunca ter visitado nenhuma cidade europeia, a verdade por trás das lendas era que Maria Salomé era real, ela andou com Jesus e continua hoje conosco como membro da comunhão dos santos.

Na realidade, Maria Salomé agora não está mais confinada a um local físico e pode estar presente em todas as cidades do mundo. Ela provavelmente não andou fisicamente nessas cidades, mas agora pode fazê-lo de forma espiritual e também ficcional, de modo que nunca esqueçamos de sua importância.

Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • A Aleteia é publicada em 8 idiomas: Português, Francês, Inglês, Árabe, Italiano, Espanhol, Polonês e Esloveno.
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

Tags:
BíbliaSantosViagem
Oração do dia
Festividade do dia





Top 10
Philip Kosloski
3 poderosos sacramentais para ter na sua casa
Aleteia Brasil
Quer dormir tranquilo? Reze esta oração da no...
TRIGEMELAS
Esteban Pittaro
A imagem de Nossa Senhora que acompanhou uma ...
Papa Francisco
Francisco Vêneto
Papa Francisco e casais homossexuais: o que e...
Aleteia Brasil
O milagre que levou a casa da Virgem Maria de...
SAINT MICHAEL
Philip Kosloski
Oração a São Miguel por proteção contra inimi...
Rosário
Philip Kosloski
Benefícios do Rosário: 3 virtudes que aprende...
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia