Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 26 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Meditação: Jesus pede vigilância, deves estar pronto

PRAYING

Fred de Noyelle | GoDong

Passo-a-Rezar - publicado em 15/11/19

Meditação para o dia 15 de novembro, sexta-feira da trigésima segunda semana do tempo comum

Hoje é dia quinze de novembro, sexta-feira da trigésima segunda semana do tempo comum.

Há muitos recantos no teu interior que raramente ou nunca visitas, talvez por medo do que vais encontrar, talvez por não te sentires à vontade com certos sentimentos ou desejos. Entrega esses teus lugares estranhos ao Senhor, confia-Lhe o teu desejo de viveres inteiramente para Ele… e começa assim a tua oração.

Escuta esta passagem do Evangelho segundo São Lucas. [Ev Lc 17, 26-37]

Jesus disse aos seus discípulos: «Como sucedeu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem: Comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca. Então veio o dilúvio, que os fez perecer a todos. Do mesmo modo sucedeu nos dias de Lot: Comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. Mas no dia em que Lot saiu de Sodoma, Deus mandou do céu uma chuva de fogo e enxofre, que os fez perecer a todos. Assim será no dia em que Se manifestar o Filho do homem. Nesse dia, quem estiver no terraço e tiver coisas em casa não desça para as tirar; e quem estiver no campo não volte atrás. Lembrai-vos da mulher de Lot. Quem procurar salvar a vida há de perdê-la e quem a perder há de salvá-la. Eu vos digo que, nessa noite, estarão dois num leito: um será tomado e o outro deixado; estarão duas mulheres a moer juntamente: uma será tomada e a outra deixada». Então os discípulos perguntaram a Jesus: «Senhor, onde será isto?». Ele respondeu-lhes: «Onde estiver o corpo, aí se juntarão os abutres».

O homem perde-se quando procura salvar-se movido pelo egoísmo. O homem salva-se quando sabe perder-se por amor, movido pelo Espírito de Cristo. Que significado tem para ti este paradoxo? Deixas-te dominar pelo egoísmo ou és dócil ao Espírito?

Jesus pede vigilância. Deves estar pronto, como Noé e Lot, para O reconhecer quando vier na sua Glória. Estar pronto significa aprender a ler os sinais dos tempos, a perceber o que Deus quer que faças e a ser-Lhe fiel.

Os afazeres, o frenesim do dia a dia, as pequenas urgências e uma vida desordenada com facilidade colocam Deus fora do teu horizonte. Estar no mundo sem ser do mundo é a diferença entre “um ser tomado e o outro deixado”. Escuta de novo o Evangelho.

Neste diálogo com Jesus pede-Lhe que te liberte daquilo que te impede de O seguir. De fazer a sua vontade.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

(Passo a Rezar)

Tags:
MeditaçãoOração
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia