Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 26 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

A frase de São Paulo que serve como meditação diária no Advento

BIBLE

Shutterstock | Dream Perfection

Philip Kosloski - publicado em 11/12/19

São Paulo resume perfeitamente a beleza e a misericórdia do Natal!

Infelizmente o Advento é ofuscado por tantos preparativos materiais e pelos presentes de Natal, que tendemos a perder de vista os temas espirituais desse belo tempo.

Uma maneira de reacender nossa alma é ler a seguinte passagem da carta de São Paulo a Timóteo.

Eis uma verdade absolutamente certa e merecedora de fé: Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o primeiro.Se encontrei misericórdia, foi para que em mim primeiro Jesus Cristo manifestasse toda a sua magnanimidade e eu servisse de exemplo para todos os que, a seguir, nele crerem, para a vida eterna.Ao Rei dos séculos, Deus único, invisível e imortal, honra e glória pelos séculos dos séculos! Amém.” (1 Timóteo 1, 15-17)

É fácil esquecer que a razão pela qual Jesus veio no Natal foi para nos salvar. A humanidade precisava de um salvador e Jesus veio para estender sua misericórdia a nossas pobres almas.

Às vezes, nosso orgulho pode atrapalhar essa realidade e achamos que não precisamos de ninguém para nos salvar. No entanto, esta frase de São Paulo deve ressoar em nossas almas: “dos quais eu sou o primeiro [pecador]”.

São Paulo tinha um profundo entendimento de sua pecaminosidade e necessidade de redenção. Ele entendeu perfeitamente que era um grande pecador, e necessitava de um salvador.

E nós? Nos vemos como pecadores? Enxergamos nossas falhas?

Mais uma vez, o orgulho é nosso pior inimigo, pois é mais fácil culpar alguém ou pensar em nós mesmos como “justos”. No entanto, São Paulo, um dos santos mais sagrados da história do mundo, considerava-se o “principal pecador”.

Se São Paulo é o pior dos pecadores, imagine nós!

Então, ao prepararmos nossos corações para o Natal, aproveitemos o sacramento da confissão e olhemos para nós mesmos durante o Advento, reconhecendo nossas muitas falhas, mas acima de tudo, aceitando Jesus em nossos corações como um salvador misericordioso.

Tags:
AdventoMeditaçãoMisericórdiaNatalPecado
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia