Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 26 Abril |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Plano para uma vida em Cristo

Oração em família

By Aquarius Studio | Shutterstock

Oração em família

Mário Scandiuzzi - publicado em 31/05/20

Um roteiro especial para ser seguido em 10 passos por você e sua família

Na internet circulam imagens com um roteiro a ser seguido para ter uma vida de sucesso. Ele ensina pontos importantes e aborda temas como ética, planejamento, garra, superação, criatividade e efetividade.

E se fizéssemos, de forma parecida, um plano de vida para seguir Jesus, como seria?

Imaginei os seguintes aspectos:

1 – Decisão: como tudo que queremos fazer na vida, seguir Jesus exige de nós uma decisão, a vontade de realizar. “Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se e si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mateus 16, 24);

2 – Respeito à Lei de Deus: “Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição” (Mateus 5, 17). Ou seja, o certo continua sendo certo, mesmo que ninguém esteja fazendo. O errado continua errado, mesmo que todos estejam fazendo;

3 – Ama o teu próximo e veja no rosto deles o rosto do próprio Cristo. “Amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem (…) Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis?” (Mateus 5, 44.46);

4 – Seja ético: “Dizei somente: ‘Sim’, se é sim; ‘não’, se é não” (Mateus 5, 37);

5 – Faça o bem, seja a presença de Deus na vida das pessoas. “Vós sois o sal da terra (…) Vós sois a luz do mundo” (Mateus 5, 13-14);

6 – Cultive bons valores, busque a riqueza que o dinheiro não compra. “Ajuntai para vós tesouros no céu onde não se consomem nem as traças nem a ferrugem e os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração” (Mateus 6, 20-21);

7 – Não busque a riqueza material a todo custo, afinal “ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza” (Mateus 6, 24). Deus sabe das nossas necessidades e vai providenciar aquilo que precisamos. Façamos o nosso trabalho seguindo os ensinamentos de Cristo. “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas essas coisas serão dadas em acréscimo” (Mateus 6, 33);

8 – Colocar-se no lugar do outro é sempre bom para saber se a nossa atitude está correta. “Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles” (Mateus 7, 12);

9 – Viva a palavra de Deus com gestos de amor ao próximo. “Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mateus 7, 21);

10 – Seja firme, construa a sua casa em uma base sólida, capaz de resistir às tempestades e adversidades da vida. “Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa: ela, porém, não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.” (Mateus 7, 24).

Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia