Aleteia logoAleteia logoAleteia
Terça-feira 19 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

O Padre Pio diz que este é um pecado difícil de Deus perdoar

PADRE PIO

Leemage | AFP

Bret Thoman, OFS - publicado em 23/02/21

Quanto mais agradecemos a Deus pelo que Ele fez por nós, mais criamos as condições para mais bênçãos

Adolfo Affatato é um dos últimos filhos espirituais vivos do Padre Pio. Aos 82 anos, ele continua seu ministério falando e escrevendo sobre o Padre Pio. O seguinte texto foi adaptado de seu livro Padre Pio and I,”

A gratidão era importante para o Padre Pio, e ele falava disso com frequência.

Uma noite, Adolfo perguntou ao Padre Pio se Deus perdoa todos os pecados.

Ele respondeu: “Meu filho, Deus é um bom Pai e perdoa a todos. No entanto, há um pecado que Ele tem dificuldade em perdoar: a ingratidão do homem.” Ele então acrescentou: “Mas Ele sabe como esperar”.

Aqui surge uma das missões confiadas por Deus ao Padre Pio: trazer de volta ao redil as ovelhas perdidas.

Dons sobrenaturais do Padre Pio

Um dia, Adolfo foi convidado a acompanhar um político que desejava visitar o Padre Pio. Eles se conheceram na estação de trem em Foggia.

Durante o almoço, seu novo amigo falou de uma maneira que pareceu a Adolfo cheia de presunção. Ele parecia alguém que sentia que poderia fazer o que quisesse. Ele continuou dizendo que em sua vida, ele fez três votos, mas falhou em todos. Disse então que gostaria de encontrar o santo capuchinho e colocar-se sob sua direção.

Ao chegarem ao convento de San Giovanni Rotondo, Adolfo e o político subiram para esperar que o Padre saísse de sua cela. Quando saiu de sua cela para descer para atender as confissões, o Padre disse: “Louvado seja Jesus Cristo”, aos frades, como era seu costume.

Voltando-se para Adolfo, disse: “Quem é este que você traz hoje?”

Adolfo respondeu: “Padre, este senhor gostaria de sua bênção”.

Em vez disso, o Padre Pio disse: “Interessante o que você me traz. Diga a ele que ele fez três votos na vida, e falhou as três vezes. Esta é a última chance que Deus está dando a ele. Ele deve ir diante do Santíssimo Sacramento e pedir perdão por seus pecados.” Sem cumprimentar o político, desceu as escadas para atender confissões.

Adolfo ficou chocado. E ainda foi mais um episódio, um de muitos, em que experimentou em primeira mão os dons sobrenaturais do Padre Pio.

Severo

Embora Adolfo geralmente experimentasse o lado afetuoso e paternal do Padre Pio, aqui estava o seu outro lado – o frade severo que era severo com aqueles que pecavam contra Deus e negligenciavam seus deveres como cristão. Padre Pio sofreu enormemente diante de tais manifestações de ingratidão.

Ninguém, exceto o próprio político e o Padre Pio, sabia exatamente de quais pecados ele era culpado e quais votos havia quebrado. Tendo o dom de ler as almas, Padre Pio podia ver o que os outros não viam.

Adolfo sentiu o vazio gelado que dominava o político naquele momento. E ele viu o político desabar em lágrimas, em uma crise de redenção.

Fr. Onorato disse mais tarde a Adolfo que perguntou ao Padre Pio naquela noite se talvez ele tivesse sido muito duro com aquele político.

Sem hesitar, o Padre Pio respondeu: “Se você pudesse examinar as almas, você teria visto no coração daquele homem não apenas sete pecados capitais, mas setenta.”

Apontando para um copo d’água na mesinha de cabeceira, ele continuou: “Você está vendo aquele copo cheio d’água? Se você não esvaziar sua sujeira e enchê-lo com o amor de Deus, nunca haverá paz.”

Adolfo soube mais tarde que, a partir desse encontro, o político começou a mudar radicalmente de vida. Por meio do Padre Pio, o poder de Deus abriu as portas de seu coração, bloqueadas pelo orgulho e pelas posses, e o encheu de caridade.

Deus sabe esperar

A hora havia chegado. Como disse o Padre Pio: “Deus sabe esperar”.

Por meio do Padre Pio, Adolfo entendeu que a gratidão é uma virtude eterna. Quanto mais agradecemos a Deus pelo que Ele fez por nós, mais criamos as condições para mais bênçãos. Deus não deseja mais nada e, por sua vez, tornamo-nos como anjos prontos para ajudar os necessitados.


PADRE PIO, SAN PIO,

Leia também:
A rara imagem do Menino Jesus que o Padre Pio guardava em sua cela


Padre Pio

Leia também:
3 orações a Padre Pio para pedir por uma causa urgente

Tags:
Padre PioPecadoVirtudes
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia