Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 25 Abril |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Como manter Deus presente em cada cômodo da sua casa

PRAY

Shutterstock

Mathilde de Robien - Marzena Devoud - publicado em 14/06/21

Nossa casa não guarda segredos para nós. E em cada cada cômodo pode haver uma oração e uma oportunidade de nos voltarmos ao Senhor

São Paulo, em sua carta a Timóteo, pede: “Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando as mãos puras, superando todo ódio e ressentimento” ( 1Tm 2,8). Então, que tal começarmos a rezar em cada canta da nossa casa? Cada cômodo exige uma oração específica. Confira!

Entrada: Acolher o outro como se fosse Cristo

CATCHALL

O hall de entrada é também um ponto focal da casa. É aqui que entramos e saímos, que terminamos de nos vestir ou tiramos o sapato ou o agasalho. É também aqui que depositamos as nossas chaves, o nosso correio, que recebemos os nossos hóspedes ou amigos e parentes. Esta oração de Madre Teresa, que foi fixada na parede de um lar infantil em Shishu Bhavan, Calcutá, pode ajudá-lo a recebê-los melhor, bem como àqueles que você encontrará quando sair de casa:

“As pessoas são irracionais, ilógicas e egocêntricas. Ame-as mesmo assim. Se você tem sucesso em suas realizações, ganhará falsos amigos e verdadeiros inimigos.Tenha sucesso mesmo assim. O bem que você faz será esquecido amanhã. Faça o bem mesmo assim. A honestidade e a franqueza o tornam vulnerável. Seja honesto mesmo assim. Aquilo que você levou anos para construir, pode ser destruído de um dia para o outro. Construa mesmo assim. Os pobres têm verdadeiramente necessidade de ajuda, mas alguns deles podem atacá-lo se você os ajudar. Ajude-os mesmo assim. Se você der ao mundo e aos outros o melhor de si mesmo, você corre o risco de se machucar. Dê o que você tem de melhor mesmo assim.

Cozinha: Deus está em meio às panelas

COOKING

Cozinhar para os outros tem uma dimensão espiritual, pois a comida é um presente de Deus. E também é um momento que passamos com Deus. Quando você corta os tomates ou prepara a massa, Deus está lá. Ele nos dá força para cozinhar da melhor maneira possível. Está presente em todos os momentos, até quando vemos a alegria dos entes queridos que provam o prato que fizemos com tanto carinho. Porque, se Deus está conosco até nos menores detalhes de nossas vidas, Ele está também na cozinha! Assim disse Santa Teresa D’Ávila:

“Quando a obediência o ocupa com as coisas externas, não se aflija. Se é na cozinha que ela te emprega, entenda que Deus está nas suas panelas, é lá que Ele está à sua espera.”

Sala de jantar: Agradecimento pelos dons da criação

Local de convívio, de reunião familiar à volta da mesa, local de partilha de comida, a sala de jantar é o local onde podemos agradecer pelos dons da Criação. As bênçãos e as graças são orações curtas cujo objetivo é justamente colocar a refeição sob o olhar de Deus, agradecer-lhe os bens terrenos com que nos enche e confiar-lhe os que têm falta de pão. 

Sublinha o Papa Francisco na Laudato Si ‘:

 “Este momento da bênção da mesa, embora muito breve, recorda-nos que a nossa vida depende de Deus, fortalece o nosso sentido de gratidão pelos dons da criação, dá graças por aqueles que com o seu trabalho fornecem estes bens, e reforça a solidariedade com os mais necessitados”.

Sala de estar: Celebrar a alegria de viver

JUMPING

Confinado, você pode estar percebendo que certos benefícios deste tempo são impostos e dados ao mesmo tempo. Vá devagar, dê um passo para trás, cultive o relacionamento com os entes queridos, esteja mais conectado a si mesmo … Enfim, faça da sua casa um lugar para a alma… A sala de estar é o lugar que junta toda a família e onde a alegria da vida e o amor se celebram, com toda a simplicidade. Nos momentos de encontro da família neste local, utilize esta oração composta por ocasião do Encontro Mundial das Famílias, em 2018:

“Deus nosso Pai, abençoe-nos na alegria do amor. Torne-nos pacientes e amáveis, gentis e generosos, acolhendo os necessitados. Ajude-nos a viver o seu perdão e a sua paz. Proteja todas as famílias. Em seu amor, cuide deles, especialmente daqueles por quem oramos agora: (ore pelos membros de nossas famílias). Aumenta a nossa fé em nós, fortalece a nossa esperança, mantém-nos em paz no teu amor…. Pedimos isso por Cristo nosso Senhor. Amém.”

Banheiro: Purifique seu corpo e sua alma

No banho, você se lava. Pelo menos o corpo. Por que não aproveitar para purificar também sua alma? A oração de Santa Faustina é particularmente adequada na medida em que cita cada parte do corpo, pedindo a Deus que te transforme para que você se torne misericordioso para com os outros. Aproveite para rezar durante o banho:

“Quero transformar-me inteiramente em Tua misericórdia e assim ser um reflexo vivo de Ti, Senhor; que o maior dos atributos divinos, Sua misericórdia insondável, passe da minha alma e do meu coração para o meu próximo.
Ajuda-me, Senhor, para que meus olhos sejam misericordiosos, para que eu nunca suspeite e julgue de acordo com as aparências externas, mas que eu possa discernir a beleza na alma de meu próximo e vir em seu auxílio.
Ajuda-me, Senhor, para que o meu ouvido seja misericordioso, para que me concentre nas necessidades do meu próximo e não fique indiferente às suas dores e às suas queixas.
Ajuda-me, Senhor, para que a minha língua seja misericordiosa, para que nunca fale mal do meu próximo, mas para que tenha para cada um uma palavra de consolo e de perdão.
Ajuda-me, Senhor, para que minhas mãos sejam misericordiosas e cheias de boas obras, para que eu saiba fazer o bem ao meu próximo e assuma as tarefas mais pesadas e desagradáveis.
Ajuda-me, Senhor, para que os meus pés sejam misericordiosos, a apressar-me em socorrer o meu próximo, vencendo o meu próprio cansaço. Meu verdadeiro descanso está no serviço prestado ao meu próximo.
Ajuda-me, Senhor, para que o meu coração seja misericordioso, para que eu mesmo sinta os sofrimentos do meu próximo. Não vou negar a ninguém o meu coração. Sinceramente me associarei com aqueles que, eu sei, abusarão de minha bondade, e me encerrarei no misericordioso Coração de Jesus. Vou ficar em silêncio sobre meu próprio sofrimento. Que a Tua misericórdia descanse em mim, ó meu Senhor. Ó meu Jesus, transforma-me em ti, porque tudo podes. Ó meu Deus escondido neste grande e divino Sacramento! Jesus, esteja comigo a cada momento! E meu coração ficará
tranquilo. Que assim seja.”

Quarto do casal: Rezar pelo amor fecundo

READING IN BED

“Deus não tem ciúme do amor humano que criou, mas é seu cúmplice”, disse o padre francê Henri Caffarel. O quarto é, de fato, um lugar real para o Senhor dentro da casa. Não só pela oração conjugal, mas também pela sexualidade, querida por Deus para que frutifique o amor dos esposos. É o diz essa pela oração dos esposos, composta pela Irmã Emmanuelle:

“Senhor, entregamos nosso amor a Ti para que nunca morra. Faça com que a sua fonte esteja em Ti para que cada um de nós procure amar mais do que ser amado, dar mais do que receber. Que os dias de alegria não nos deixem atolados na indiferença para com o resto do mundo. Que os dias de dor não nos detenham, mas consolidem nosso amor.
Senhor, Tu que és a Vida, concede-nos nunca recusar a vida que vai querer nascer do
nosso amor. Tu que és a verdade, concede-nos nunca negar a nós próprios a verdade, mas sermos transparentes uns para os outros (…). Senhor, que nos deste Maria, a tua Mãe, aquela que sempre foi fiel, forte e terna: seja ela a guardiã da família que hoje fundamos. Que a sua fidelidade, a sua força, a sua ternura nos mantenham fiéis, fortes e ternos para sempre. Amém”.

Quartos dos filhos: Invocar a proteção de Maria

CHILD BEDROOM

A Virgem Maria ama especialmente as crianças. Ela apareceu muitas vezes a crianças e adolescentes: a Bernadette Soubirous em Lourdes, aos pastorinhos de Fátima, entre outras aparições. Portanto, quem melhor do que a Virgem Maria pode cuidar de uma criança noite e dia? Não hesitemos em confiá-los a ela, simplesmente recitando uma ave-maria, ou, ainda mais rapidamente, recitando uma frase curtinha assim que você entrar no quarto dos seus filhos: “Mãe misericordiosa, rogai por nós!” Ou: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Ti!”

Escritório: Encontrar a alegria do trabalho

MAN,ALONE,OFFICE

Mesmo sendo apaixonado pelo trabalho, nem sempre é fácil ser eficiente e fiel ao esforço que ele exige … Uma preocupação, um cansaço ou uma desorganização familiar ligada ao teletrabalho e tudo pode mudar. Um dia estamos motivados, um dia não estamos mais. Quaisquer que sejam suas percepções, esta oração de Santo Tomás de Aquino pode ajudá-lo a se motivar e a redescobrir a alegria de trabalhar:

Criador Inefável,
Vós que sois a fonte verdadeira da luz e da ciência,
derramai sobre as trevas da minha inteligência um raio da vossa claridade.

Dai-me inteligência para compreender,
memória para reter,
facilidade para aprender,
sutileza para interpretar
e graça abundante para falar.

Meu Deus, semeai em mim a semente da vossa bondade.

Fazei-me pobre sem ser miserável,
humilde sem fingimento,
alegre sem superficialidade,
sincero sem hipocrisia;
que faça o bem sem presunção,
que corrija o próximo sem arrogância,
que admita a sua correção sem soberba;
que a minha palavra e a minha vida sejam coerentes.

Concedei-me, Verdade das verdades,
inteligência para conhecer-Vos,
diligência para Vos procurar,
sabedoria para Vos encontrar,
uma boa conduta para Vos agradar,
confiança para esperar em Vós,
constância para fazer a Vossa vontade.

Orientai, meu Deus, a minha vida;
concedei-me saber o que me pedis
e ajudai-me a realizá-lo
para o meu próprio bem
e de todos os meus irmãos.

Amém.

Tags:
CasaFamíliaOração
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia