Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 26 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

3 grandes lições para você aprender a levar a vida com mais alegria

shutterstock_1687578475.jpg

Shutterstock

Ricardo Sanches - publicado em 06/01/22

Nas visões que Dina Bélanger teve com Jesus, o tema "alegria" foi recorrente. Dos escritos da beata canadense podemos tirar ensinamentos importantes sobre essa virtude

Dina Bélanger (também conhecida como Maria de Santa Cecília de Roma) foi uma religiosa canadense. Aprendeu a tocar piano ainda na infância. Depois, passou a ensinar música, mas precisou parar por causa de sérios problemas de saúde. Fez parte da Congregação Religiosas de Jesus e Maria.

Em sua Autobiografia, a beata relata seus encontros espirituais com Jesus. E, nos escritos, a alegria é uma das palavras mais recorrentes.

Separamos abaixo alguns trechos que são verdadeiros tesouros. São 3 grandes lições para aprendermos a levar a vida com mais alegria. Afinal, é isso que Jesus espera de todo cristão.

DINA BELANGER
Beata Dina Bélanger, pianista e religiosa canadense

1Servir com alegria

Em 8 de junho de 1925, Dina Bélanger escreveu:

“E o Senhor busca almas que o sirvam com alegria.

Na escuridão como na luz, na desolação como na consolação, na amargura como na suavidade, tudo vem da sua mão generosa, ou melhor, jorra de seu Coração como um traço inflamado pelo amor.

Nossa vida deveria ser uma contínua ação de graças, um prelúdio alegre ao cântico do louvor eterno.”

2Sorrir para tudo

Dina Bélanger afirma que Jesus espera que a gente possa sorrir sempre, apesar das adversidades da vida. A beata relata uma de suas conversas com Cristo. Ele nos convida a sorrir, mesmo diante das dificuldades:

“Esta manhã, no momento das resoluções durante minha meditação, Nosso Senhor me disse:

– Queres, minha pequena esposa, me deixar irradiar no exterior a alegria que eu te dou interiormente?

Pela ênfase deste Queres, Ele desejava meu consentimento. Que mistério de bondade da parte de um Deus!

– Sim, meu Jesus, eu lhe respondi.

– Aplica-te, ele retomou, a sorrir a tudo. Reprime em silêncio tuas contrariedades, teus cansaços, tuas dores morais e físicas, e não te ocupes senão em me agradar sorrindo”.

(6 de maio de 1928)

3Irradiar alegria

Em outra visão, Nosso Senhor voltou a pedir que Dina Bélanger irradiasse a Sua alegria. Um pedido que, claramente, se estende a nós. A beata escreveu:

“Nosso Senhor me falou, nesta manhã, sobre a alegria:

Uma alma, me disse ele, não pode se aproximar de meu Coração sem ser feliz, porque eu sou o Foco da alegria e da felicidade.

Mesmo nos momentos em que eu associo uma alma mais intimamente à minha Paixão e aos meus sofrimentos, eu sei trocar para ela em doçura todas as amarguras.

[…]

A alegria perfeita e constante em Mim é a maior prova da união perfeita e constante comigo.

Tu me amas sinceramente, sou Eu quem ajo em ti e em teu lugar, portanto, eu quero provar isso pela irradiação de minha alegria divina”.

(13 de setembro de 1928)

Que possamos, então, tomar esses ensinamentos de Jesus a Dina Bélanger e fazer da alegria nosso ideal diário de vida!

Tags:
FelicidadeJesusReligiososVirtudes
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia