Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 26 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

A minha oração pode mudar a vida da pessoa que está ao meu lado

mani, soccorso, aiuto

Jamesboy Nuchaikong | Shutterstock

Pe. Luigi Epicoco - publicado em 17/07/22

O nosso amor por Cristo pode ser a forma pela qual a experiência do perdão e da misericórdia se mostra àqueles que estão próximos de nós e sofrem

Eis que lhe apresentaram um paralítico estendido numa padiola. Jesus, vendo a fé daquela gente, disse ao paralítico: “Meu filho, coragem! Teus pecados te são perdoados.”

Mateus 9, 2

O milagre narrado nessa passagem do Evangelho deveria dar-nos muito que pensar. É um milagre de perdão e não simplesmente um milagre físico, mas o que deve atrair a atenção é o que o torna possível. De fato, o Evangelho observa “Jesus, vendo a fé daquela gente, disse ao paralítico”. Certas coisas acontecem porque alguém põe a sua fé em cima da mesa.

A minha oração pode trazer mudanças na vida do irmão que está ao meu lado. A minha fé pode fazer fluir rios de misericórdia com aqueles que não podem seguir em frente. O meu amor por Cristo pode atrair a experiência do perdão para o mundo. Isto não é um exagero da nossa parte, mas exatamente o que o Evangelho nos diz.

No entanto, face a tudo isto, os escribas reagem com uma atitude fechada:

“Este homem blasfema.” Jesus, penetrando-lhes os pensamentos, perguntou-lhes: “Por que pensais mal em vossos corações? Que é mais fácil dizer: Teus pecados te são perdoados, ou: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar os pecados: Levanta-te – disse ele ao paralítico -, toma a tua maca e volta para tua casa.” Levantou-se aquele homem e foi para sua casa.

Certas lógicas só podem ser desafiadas por alguns fatos concretos e não simplesmente por fatos interiores, mas por experiência pessoal posso assegurar-vos que há alguns que, mesmo perante fatos, negam as provas. Há pouco que se possa fazer com estas pessoas, exceto rezar por elas.

Evangelho de Mateus 9, 1-8

Jesus tomou de novo a barca, passou o lago e veio para a sua cidade. Eis que lhe apresentaram um paralítico estendido numa padiola. Jesus, vendo a fé daquela gente, disse ao paralítico: “Meu filho, coragem! Teus pecados te são perdoados.” Ouvindo isto, alguns escribas murmuraram entre si: “Este homem blasfema.” Jesus, penetrando-lhes os pensamentos, perguntou-lhes: “Por que pensais mal em vossos corações? Que é mais fácil dizer: Teus pecados te são perdoados, ou: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar os pecados: Levanta-te – disse ele ao paralítico -, toma a tua maca e volta para tua casa.” Levantou-se aquele homem e foi para sua casa. Vendo isto, a multidão encheu-se de medo e glorificou a Deus por ter dado tal poder aos homens.

Tags:
BíbliaMeditaçãoOração
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia