Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 26 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Tal como João, também nós somos chamados a trazer Maria para as nossas vidas

MADRE ABBRACCIA FIGLIA

Papuchalka - kaelaimages|Shutterstock

Madre e figlia si abbracciano

Pe. Luigi Epicoco - publicado em 16/09/22

A dor que perfura a alma de Maria sob a cruz é a dor fecunda da Mãe de Cristo que, nessa mesma dor e por mandato do seu Filho, também se torna nossa mãe

Parece que o Evangelho de João quer sugerir uma verdade para todos nós: tal como Jesus não está sozinho na sua experiência da cruz porque a sua Mãe está aos seus pés, assim cada um de nós deve lembrar-se que, por vocação, pela missão explícita de Deus, Maria está aos pés das nossas cruzes.

Contemplar Maria na dor, portanto, não é apenas simpatizar com a dor atroz de uma mãe que vê o seu filho morrer, mas olhar com gratidão para esta Mãe que já não é apenas a Mãe de Jesus, mas também a nossa Mãe:

Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Eis aí tua mãe”.

A atitude de João torna-se então a grande lição para toda a Igreja e para todos os cristãos: Maria não deve ficar circunscrita aos santuários ou às festas marianas locais.

Ela deve ser levada para dentro de casa, para a nossa vida quotidiana. Pessoas simples sempre souberam disso, por isso a oração a Ela foi o que reuniu as famílias, o que incutiu coragem, aquilo a que recorreram em tempos de provação.

Pergunto-me se este ainda é o nosso caso hoje. Se a ternura desta passagem evangélica continuar a ser realizada por nós:

E dessa hora em diante o discípulo a recebeu como sua mãe.

Evangelho segundo São João (19, 25-27)

Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Eis aí tua mãe”. E dessa hora em diante o discípulo a recebeu como sua mãe.

Tags:
BíbliaevangelhoMariaMeditação
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia