Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 26 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

És uma ajuda ou um escândalo? Jesus fala para ti hoje

Cena da série The Chosen

The Chosen | Fair Use via YouTube

Cena da série The Chosen

Pe. Luigi Epicoco - publicado em 10/11/22

Um belíssimo comentário ao Evangelho. Veja aqui:

“É impossível que não haja escândalos, mas ai daquele por quem eles vêm! Melhor lhe seria que se lhe atasse em volta do pescoço uma pedra de moinho e que fosse lançado ao mar, do que levar para o mal a um só destes pequeninos. Tomai cuidado de vós mesmos”. Ser um escândalo é tornar-se um muro para o outro. Mas muro em relação a quê? À experiência do amor de Deus. De fato, existem comportamentos e formas de agir que ferem as pessoas até o âmago a ponto de devastar a sua confiança na existência do amor.

Alguns abusos, por exemplo, impedem as pessoas maltratadas de poderem viver o resto das suas vidas na possibilidade de relações saudáveis, na experiência do bem, na capacidade de se sentirem amadas e de amar. Na prática, perdem o senso de existência, porque o que deveria lhes dar sentido é bloqueado por traumas que atuam como um muro. E quando uma pessoa é ferida desta forma, os danos são imensos. Mas não me refiro apenas a abusos de natureza sexual ou emocional.

Uma pessoa pode ser abusada, julgando-a constantemente e convencendo-a de que está errada. Pode-se abusar de uma pessoa rebaixando a sua singularidade e forçando-a sempre a fingir para ser aceita. Pode-se até abusar espiritualmente de uma pessoa, inculcando nela não a liberdade, mas a culpa contínua. Jesus diz-nos hoje que a forma como tratamos os outros pode ser ou uma ajuda ou um escândalo.

Ao mesmo tempo, porém, diz-nos que o caminho para a cura é sempre o perdão infinito. De fato, o perdão não é a fuga para os perpetradores, mas a astúcia das vítimas para finalmente se livrarem do que as fez sofrer.

Evangelho de Lucas, 17, 1-6

Jesus disse também a seus discípulos: “É impossível que não haja escândalos, mas ai daquele por quem eles vêm! Melhor lhe seria que se lhe atasse em volta do pescoço uma pedra de moinho e que fosse lançado ao mar, do que levar para o mal a um só destes pequeninos. Tomai cuidado de vós mesmos. Se teu irmão pecar, repreende-o; se se arrepender, perdoa-lhe. Se pecar sete vezes no dia contra ti e sete vezes no dia vier procurar-te, dizendo: ‘Estou arrependido’, lhe perdoarás.” Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta-nos a fé!”. Disse o Senhor: “Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecerá”.

Tags:
Abusos SexuaisBíbliaevangelhoMeditação
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia