Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 26 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Ouro, incenso ou mirra? Qual o seu presente para Jesus?

Reis Magos

Shutterstock

Hozana - publicado em 06/01/23

Se colocarmos Deus no centro da nossa vida, cada dia será para nós a manifestação da sua presença! Todos os dias serão Epifania!

Mateus nos narra a história de três homens, três magos que vêm de longe, três magos que não sabiam bem o que iriam encontrar… mas que partiram ao encontro de um rei, que a princípio não era deles! Mas eles queriam conhecê-lo! Saíram seguindo… uma estrela!

Esse acontecimento nos traz a manifestação de Deus a estes três Reis Magos e, da mesma forma, ao mundo inteiro. Deus se manifesta, Ele se deixa ver! Ele se deixa ver na forma de uma criança pequena, uma criança frágil como para nos dizer que podemos tocá-lo, recebê-lo, acolhê-lo!

Esta história pode parecer distante da nossa realidade, mas essa impressão é só uma ilusão. Porque podemos, contemplando as atitudes dos três magos do Oriente, ver como essa visita pode nos tocar.

Em primeiro lugar, a primeira atitude dos magos é a de observar, vigiar… contemplar! Foi contemplando o céu que puderam ver a estrela! Sim, eles puderam ver aquele sinal que os levou a ver o verdadeiro Rei: Cristo. Estamos em uma época em que muitas vezes não temos mais tempo para contemplar. Pois bem, Deus não para de se manifestar em nossa vida! Deus não cessa de nos dar sinais do seu amor, da sua presença. Somos capazes de ver corretamente os sinais de Deus em nossa vida? Mesmo que tenhamos a impressão de que são muito discretos?

Então, depois de ver “o sinal”, os Magos partiram! Quanto mais somos capazes de ver os sinais de Deus na nossa vida, mais queremos encontrá-lo, caminhar em sua direção! Porque a fé é movimento de encontro! Ela não deve ser estática!

Uma fé que não nos move é uma fé sem sentido! Não basta ver que Deus está ali, é preciso ainda ir ao seu encontro! Atreva-se a ir até ele! Este encontro com Deus, esta manifestação de Deus na nossa vida que nasce deste “caminhar” produz então frutos se deixarmos que o Senhor faça verdadeiramente parte da nossa existência!

Andar nas pegadas de Cristo não é um andar cego! Também nós temos a nossa estrela: a Palavra de Deus! É o nosso roteiro! É ela que nos ilumina, que nos permite crescer na amizade com Ele e no amor ao próximo! Também temos os sacramentos que nos dão a força necessária para seguir em frente em nossa caminhada! E este encontro com Deus é transformador porque ele nos desloca interiormente!

No final deste longo caminho, os Magos ofereceram presentes a Jesus: o ouro, para simbolizar sua realeza. O incenso, sua divindade e a mirra, para anunciar sua Paixão. Também nós somos chamados a dar a Cristo o que levamos dentro de nós. Por isso, convido você a participar do retiro ouro, incenso e mirra: qual meu presente para Jesus? Serão três dias de oração para que reflitamos como podemos nos inspirar na história da Epifania e oferecer nós mesmos nossos presentes para Jesus (clique aqui para se inscrever).

Ele nos dá a sua vida para que possamos dar a ele o que carregamos dentro de nós! Ofereçamos-lhe as nossas fraquezas, as nossas dificuldades; tenhamos coração para agradecer, para dizer obrigado mesmo que às vezes as coisas não sejam como gostaríamos que fossem! Confiemos-lhe também as situações difíceis que conhecemos, as pessoas que nos rodeiam e que passam por dificuldades! Deus se manifesta, se apresenta a cada um de nós! E ele deseja se servir de nossas mãos, do nosso coração, da nossa vida para que o seu amor se concretize no mundo!

Procuremos ao nosso redor os sinais de Deus, como os magos do Oriente, somos chamados a caminhar ao seu encontro para lhe oferecer o que faz a nossa vida e para sermos transformados pelo seu amor! Contemplar, partir, encontrar, ser transformado pelo Senhor! Oferecer-lhe os nossos dons mais simples e receber dele a sua luz, o seu amor e a certeza de que se colocarmos Deus no centro da nossa vida, cada dia será para nós a manifestação da sua presença! Todos os dias serão Epifania!

Padre Emmanuel Albuquerque, pelo Hozana

Tags:
EpifaniaJesusReligião
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia