Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 25 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Por que a Quaresma é uma dádiva do Senhor

lent

Rick Schroeppel | Shutterstock

Padre Reginaldo Manzotti - publicado em 28/03/23

Quem ainda não começou a aproveitar esse tempo forte, ainda dá tempo! O Senhor nos chama...

Já vamos adiantados na caminhada Quaresmal. Então, quem ainda não começou a aproveitar esse tempo forte, ainda dá tempo! O Senhor nos chama à conversão, à mudança de vida, à transformação de nossa consciência e do modo de agir. Converter-se significa voltar-se para Deus. Não há conversão sem renúncia, sem oração e sem confiança em Deus.

Intensifiquemos o jejum e a caridade. O verdadeiro jejum que agrada a Deus e que nos é proposto como prática quaresmal é obra de caridade, é cobrir o que está nu, levar o consolo aos doentes, dar pão a quem tem fome, água a quem tem sede. Esse é o jejum que brota do espírito contrito, que brota do interior de cada um de nós. Só assim não será só mais um gesto externo, mas coisas bem concretas.

Filhos amados, eu tenho certeza que vocês, como eu, estamos buscando do nosso jeito, às vezes cambaleando, meio machucados, meio feridos. Estamos tentando servir a Deus e Ele está dizendo como podemos aproveitar todos os frutos de graça desse tempo chamado Quaresma, tempo de graça e de purificação.

Aproveitar o tempo da Quaresma

Bem sabemos que, tanto em nossa vida pessoal quanto em nossa vida familiar, nós precisamos de graças, porque todos nós temos pessoas da família que, por uma razão ou outra, estão distantes da Palavra, distantes de Deus e enfronhados só nas coisas materiais. Por isso, aproveitemos o que nos resta do Tempo de Quaresma e ofereçamos a Deus nossa vida, os nossos jejuns, nossas orações e peçamos: “Senhor, dai esta graça que tanto precisamos, traga de volta o filho afastado para casa do Pai. Senhor, como fruto dessa Quaresma eu ofereço para que aquela pessoa, que há tanto tempo está enferma recupere a saúde”.

Eu creio que se a nossa penitência e a nossa caridade forem retas no objeto, na intenção, não passarão despercebidas diante de Deus.

Quaresma é tempo de graça. É uma dádiva do Senhor. É tempo de bênção. Busquemos em Deus as forças necessárias para superarmos todas as tentações, verdadeiramente nos convertermos e deixarmo-nos transfigurar pelo Seu amor. Peçamos que o Senhor nos cure da nossa cegueira espiritual, que possamos acolher a Sua luz e os Seus ensinamentos e passemos a enxergar com os olhos da fé.

Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia