Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 26 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Deus é coração

SACRED HEART OF JESUS

Paula Moraes Designer | Shutterstock

Hozana - publicado em 21/04/23

Saiba como mergulhar na espiritualidade desse Coração sedento de amor

No último domingo celebramos a Festa da Divina Misericórdia. Daqui há nove semanas é a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus que nos aguarda. Nove semanas para que mergulhemos no Amor Misericordioso desse Deus que é, antes de tudo, Coração. 

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus já vem de muito tempo. No entanto só houve uma verdadeira explicação sobre o porquê de adorá-lo ocorreu em 1647. A história da Santa Margarida Maria Alacoque. Vinda de uma família abastada, que se opunha ter uma filha religiosa, ela, desde tenra idade já professava sua fé em Jesus. Aos 22 anos ela entrou no convento. E teve uma vida espiritual bastante intensa. No começo as outras religiosas se afastaram dela, julgando que ela não estava plena de suas faculdades mentais. Com o tempo, no entanto, foram vendo sua verdadeira fé e devoção. E não só elas. Começou a ter oportunidade de conviver com aparições de Jesus com frequência, que a chamava de filha adorada. Isso não quer dizer que ela tinha uma vida só contemplativa, apesar de que, todas as vezes que se encontrava só, procurava por Jesus. E não a livrou de algumas doenças e problemas que a acometeram.  

Sagrado Coração

Nessas ocasiões Jesus pedia a ela que transmitisse ao povo que adorassem Seu Sagrado Coração, pois, através dele poderiam atingir muitas graças, pois Seu Coração é puro amor. E, além de muitas outras promessas, deixou para a Santa Margarida Maria, 12 ações para que fossem divulgadas e adoradas. Dentre elas está a promessa “a todos que comunguem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos darei a graça da perseverança final e salvação eterna”.  

A Igreja tem, por tradição, a devoção de às sextas-feiras dedicar-se a meditação e ao consolo do Coração de Jesus, pois assim fazemos memória da Paixão de Nosso Senhor. Não se trata, porém, de recordar somente a Sua dor e sofrimento, mas de celebrar o Seu Amor vivido até o extremo. É esse Infinito Amor Divino que a Tradição representa no Sagrado Coração de Jesus, dedicando-Lhe, obviamente, todos os dias e todas as horas, mas, de modo todo especial, a primeira sexta-feira de cada mês.

A iconografia do Sagrado Coração

De Santa Margarida Maria Alacoque emergirá a iconografia que conhecemos hoje de um Coração rodeado de espinhos encimados por uma cruz. E Dele sairão chamas de fogo de seu amor pela humanidade. A representação de um Coração Amoroso que, com sacrifícios e dores atrozes permitiu que se espalhasse o fogo do amor e do perdão de nossos pecados.  

Adoremos então esse Deus que quis ter um coração tão humano quanto divino e que permitiu que no alto da cruz esse mesmo coração foi transpassado pela lança do Soldado. Dele jorrou sangue e água e assim foi gerada uma nova humanidade. É desse coração que um novo tempo se inaugura. É esse coração aberto que nos convida hoje: “Vinde à mim”.

SACRED HEART
A iconografia do Sagrado Coração de Jesus

Convido você a preparar-se desse já para a grande Festa do Sagrado Coração de Jesus mergulhando, durante nove semanas, na Espiritualidade desse Coração sedento de amor. A cada sexta feira, através de uma meditação, um tempo de oração e um convite para dar passos concretos, você irá descobrir que o Coração de Jesus é um caminho seguro que nos leva à santidade. Clique aqui para participar desse retiro online.

Rubens Lace, pelo Hozana

Tags:
DevoçãoJesusSagrado Coração de Jesus
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia