Aleteia logoAleteia logoAleteia
Domingo 28 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Como encontrar o milagre do agora

Sad woman sitting on floor looking out window

kenchiro168 | Shutterstock

Peter Cameron - publicado em 10/07/23 - atualizado em 06/09/23

Duas das maiores tentações contra as quais lutamos são: as mágoas do passado e as preocupações com o futuro. Mas a única coisa que existe agora é o momento presente

A oração visa abrir-nos o milagre do agora. Duas das maiores tentações contra as quais lutamos são: sermos atormentados pelas mágoas do passado e, inversamente, nos preocuparmos com o futuro. Mas, na realidade, a única coisa que existe agora é o momento presente. E é aí que Deus está; é ali que Deus nos espera; é ali que Deus está nos chamando.

O livro “O Abandono à Divina Providência“, um dos maiores clássicos cristãos de todos os tempos, nos propõe a graça do momento presente. O autor –  Jean Pierre de Caussade – refere-se ao agora como “o embaixador que declara a Ordem de Deus”. 

Vivermos o momento presente é o método para vivermos unidos à vontade de Deus. Pois “a vontade divina é um abismo, cuja abertura é o momento presente. Mergulhe neste abismo e você o encontrará cada vez mais fundo do que seus desejos.” O momento presente é a porta de entrada.

Pe. Caussade descreve o momento presente de várias maneiras. “O momento presente é como um deserto no qual a alma simples não vê nada além de Deus.” É também como se fosse um depósito: “O momento presente está sempre cheio de tesouros infinitos, contém muito mais do que você é capaz de conter.”

O que é necessário, entretanto, é sempre nos encontrarmos vivendo no momento presente, entregues a ele, independentemente do que ele possa trazer. “A ‘única coisa necessária’ é o que cada momento produz por ordem de Deus”, escreve o autor.

“Tudo tem algo de divino que pode nos conduzir à santidade. Tudo faz parte dessa completude que é Jesus Cristo. Podemos encontrar tudo o que nos é necessário no momento presente. A cada momento a vontade de Deus produz o que é necessário para a tarefa em mãos, e a alma simples não quer mais nem menos do que tem. O que Deus planejou para nós experimentarmos a cada momento é a melhor e mais sagrada coisa que poderia nos acontecer.”

Sem dúvida, isso exige coragem e convicção. “Estar contente com o momento presente é apreciar e adorar a vontade divina em tudo o que temos de fazer e sofrer.” 

Daí oabandono à providência divina. Viver a graça do momento presente significa optar pela entrega incessante. Podemos ter certeza de que correr o risco compensa:

“Quando o acontecimento do momento presente apavora, mata de fome, despoja e ataca todos os sentidos, é justamente nesse momento que ele nutre, enriquece e vivifica a fé, que ri das perdas dos sentidos”.

Rezemos com o Pe. Caussade: “Desejo me limitar ao único negócio do momento presente, amar você e permitir que você aja”.

Tags:
EspiritualidadeFamíliaOração
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia