Aleteia logoAleteia logoAleteia
Domingo 28 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

O verdadeiro e autêntico significado do matrimônio

Noivos no casamento

lotsostock I Shutterstock

Hozana - publicado em 28/07/23

O matrimônio é a realidade central de toda a revelação divina, e encerra em si tudo o que Deus deseja transmitir para a pessoa humana

A modernidade tem produzido, há séculos, ideologias nefastas e perniciosas para a alma e para o ser do homem. A suposta “liberdade” insuflada pelo discurso moderno, aliada ao relativismo, ao utilitarismo, ao niilismo e ao materialismo, tem produzido um homem que se auto-degenera e se consome, desde quando escolheu afastar-se dos universais, e da busca pela verdade.

Uma das consequências desse estado de atual putrefação da consciência do homem é a depreciação e o menosprezo pelo real sentido da instituição familiar.

Seduzido por toda a sorte de convicções e filosofias que esvaziam, por séculos, a real dimensão e importância da família, o homem se vê cada vez mais estimulado e encorajado a viver sem laços familiares verdadeiros, o que vem produzindo, por décadas, famílias cada vez menos numerosas e a escalada absurda do número de divórcios.

A modernidade e o seu feitiço, que se apresenta como a Thémis libertadora do homem, aquela que o conduzirá para felicidade e para o mundo livre, na verdade, não passa de uma carcereira que o tornou cativo, e um cativo que não sabe mais o que é ser livre, e vive acreditando ser livre, quando na verdade está preso em sua própria miséria e solidão.

Encontramos na Teologia do Corpo de São João Paulo II, ela que foi construída pelos princípios da antropologia teológica adâmica, as raízes do fracasso humano na tentativa de ser livre, libertando-se daquilo que, verdadeiramente, o faz completo e livre.

O matrimônio, indissolúvel, que representao retorno da mulher para dentro do homem, e faz com que ele não se sinta mais só, tem sido cada vez mais achincalhado e trucidado, o que tem carregado o homem, a largos passos, para o abismo da solidão, e para o precipício da morte.

Na criação do homem e de seu corpo humano existe um casamento, na redenção do homem através do corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo existe um casamento, e na ressurreição do corpo humano para a vida eterna, também, existe um casamento.

O matrimônio está presente no início, no meio, e no fim do homem. E é por isso que o matrimônio é a coroa de todos os temas das Sagradas Escrituras. Ele é a realidade central de toda a revelação divina, e encerra em si tudo o que Deus deseja acima de tudo transmitir para a pessoa humana, através de Cristo. Ou seja, que Ele nos ama de uma maneira tão intensa e absoluta que deseja ser “um” conosco, na carne, e por meio de seu Filho, Jesus Cristo.

Deus, ao nos criar à sua imagem e semelhança, gravou em nossos corpos o dom de amar como Ele nos ama. E, como iremos compreender no retiro, Deus fez isso através de um Casamento.

Toda a revelação cristã por ser resumida em uma só assertiva: “Deus quer se casar conosco”. E é exatamente isso que nos ensina São Paulo quando escreve aos Efésios. Qual é o verdadeiro significado do matrimônio, então? O matrimônio terreno é a estrada que nos conduz até esse matrimônio último e celeste, onde nos casaremos com o próprio Criador.

No retiro online “São João Paulo II, pelos casamentos e pelas famílias”, faremos um convite à compreensão do mais profundo significado desse sacramento primordial. Vamos refletir, a partir de toda a beleza da Teologia do Corpo de São João Paulo II, sobre qual é o verdadeiro sentido do matrimônio, da sexualidade, do amor e da própria existência da pessoa humana.

Venha redescobrir o amor e viver a plenitude do matrimônio cristão! Clique aqui para se inscrever no retiro.

A graça e a paz! Salve Maria! E que Deus esteja conosco.

Maycon A. Penizolo, pelo Hozana

Tags:
AmorSacramentos
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia