Aleteia logoAleteia logoAleteia
Domingo 28 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Por que é importante rezarmos pelo Papa Francisco?

VATICAN-POPE-PRAYER-PEACE-SYNOD2023

Antoine Mekary | ALETEIA

Valdemar De Vaux - publicado em 30/11/23

Desde o primeiro dia do seu pontificado, o Papa Francisco tem pedido constantemente: "Rezem por mim". Eis as explicações

No dia 13 de março de 2013, quando apareceu pela primeira vez na varanda da Basílica de São Pedro logo após a sua eleição como Papa, Francisco dirigiu-se aos fiéis para pedir-lhes que rezassem por ele: “Rezem por mim, eu tenho um trabalho muito difícil”, disse ele.

 Desde então, o sucessor de Pedro nunca deixou de pedir isso a quem quer que encontre. Por que tanta insistência? Essa é, precisamente, a pergunta que um jornalista fez ao Papa na viagem de regresso da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio, após alguns meses de pontificado. Aqui está parte da resposta do pontífice:

“Eu sempre pedi isso. Quando eu era padre pedia isso, mas não com tanta frequência. Comecei a pedir isso com certa frequência quando me tornei bispo, porque sinto que se o Senhor não ajudar nesse trabalho de apoiar o povo de Deus a seguir em frente, não conseguiremos… Sinto realmente que tenho muitas limitações, muitos problemas, que eu também sou pecador – você sabe disso– e eu tenho que pedir isso”.

O primeiro objetivo da oração pelo Papa, portanto, é confiar o homem Jorge Bergoglio ao Senhor, para que receba o apoio sobrenatural do Espírito Santo. Francisco já detalhou o que entende por “rezar”: “A oração não é uma boa prática para colocar o coração em paz nem uma força para a devoção, para obter de Deus o que queremos. Se assim fosse, seria movida por um sutil egoísmo […] Numa palavra, significa: confiar – confiar a Igreja, confiar as pessoas, confiar as situações ao Pai, para que Ele cuide delas.”

O Papa, sinal da unidade do povo de Deus em torno de Cristo

A importância da intercessão pelo Santo Padre reside também na função exercida por ele. O sucessor de Pedro está, de fato, no coração da Igreja, o sinal da unidade do povo de Deus em torno de Cristo. Já nos Atos dos Apóstolos, todos os discípulos oraram por Pedro quando ele estava preso. 

Portanto, nunca deixe de rezar pelo Papa. Se você não sabe como fazê-lo, abaixo apresentamos uma sugestão de prece em intenção do Santo Padre.

Oremos pelo nosso Pontífice (Francisco)

℟. Que o Senhor o conserve, e lhe dê vida, e o faça santo na terra, e não o entregue à vontade de seus inimigos.

℣. Tu és Pedro,

℟. E sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.

Oremos.

Deus, pastor e guia de todos os fiéis, olhai cheio de bondade para o vosso servo, o Papa (Nome), a quem quisestes colocar à frente da vossa Igreja como pastor. Concedei-lhe, Vos pedimos, a graça de fazer, por suas palavras e por seu exemplo, com que progridam na virtude aqueles de quem é chefe, e chegue, com o rebanho que lhe foi confiado, à vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Tags:
EspiritualidadeOraçãoPapa Francisco
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia