Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 26 Abril |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

O abecedário para uma boa oração

WOMAN,PRAYING,NATURE

Fantom_rd | Shutterstock

Edifa - publicado em 23/01/20

De A a V, descubra as palavras que revelam algumas facetas desse mistério que é a oração

O que é a oração? É uma opção apenas para quando temos tempo? É uma oração praticada ao quotidiano? São os salmos que lemos ou os pensamentos em Deus durante o nosso dia? Aqui está uma cartilha de oração que o ajudará a responder a todas essas perguntas.

ABBA

Qual é a originalidade da oração cristã? É para ser a oração do próprio Cristo. De fato, foi quando viu Jesus em oração que um dia um discípulo lhe perguntou: “Senhor, ensina-nos a orar” (Lc 11: 1). Jesus não nos deu uma oração apenas para ser recitada. Ele coloca em nossos lábios, e o Espírito Santo coloca em nossos corações, sua própria oração: sua confiança perdida, sua adoração amorosa, sua súplica ardente, seu louvor incessante. Em uma palavra, um grito característico: “Abba” (Pai).

ADORAÇÃO

Em latim, a adoratio evoca o envio de um beijo, que o Santo Padre não hesitou em entender como um gesto de comunhão, boca a boca. Em grego, por outro lado, proskynésis evoca prostração: o homem que se reconhece pequeno diante do infinito.

AMOR

“Na oração, o que importa não é pensar muito, mas amar muito”, disse Santa Teresa de Ávila. E o Beato Charles de Foucauld: “Quando amamos, queremos conversar constantemente sobre o ser que amamos, ou, pelo menos, observá-lo constantemente: a oração não é outra coisa.”

ABENÇOAR

Na Bíblia, esse verbo que literalmente quer dizer “falar coisas boas” – contém uma variedade de usos, desde a conversa trocada ao longo do caminho até a expressão dos mais elevados dons de Deus. Em primeiro lugar, quem abençoa é Deus, é uma bênção que faz a vida surgir. E se abençoamos alguém, é em nome de Deus, pois apenas ele é capaz de abençoar. As muitas bênçãos em uso na vida cristã sempre lembram – em menor grau – a bênção fundamental da Eucaristia.

CORPO

O corpo é fundamental no ato de orar. “Seu corpo é um santuário do Espírito Santo” (Cor 6:19), ele foi criado para a doação. A postura corporal ajuda a internalizar as orações mais simples e expressá-las na liturgia sóbria ou grandiosa, na oração silenciosa ou nas orações aprendidas de cor. Cada religião tem a sua forma comum de rezar, mesmo que as representações do divino divirjam: em pé, sentado, prostrado, mãos unidas que adoram ou mãos levantadas que imploram.

ENCONTROS

Estamos amando nossos filhos, nossa esposa, nosso amigo que está no hospital, nossos pais idosos? É suficiente “pensar neles, às vezes, durante o dia”? Certamente isso os faz felizes, mas nunca substituirá os poucos momentos que dedicamos inteiramente a eles. Você precisa ir visita-los. Caso contrário, nossos bons pensamentos se tornam em apenas álibis ruins. E se desejamos encontra-los é preciso dar um primeiro passo, fazer uma ligação, reservar um tempo na nossa agenda. E é preciso fazer o mesmo com Deus, reservar pelo menos 15 minutos por dia para conversar com ele.

ESTAR JUNTO

Orar não é uma meta, mas um meio. O objetivo é a vida com Cristo: “Que eu nunca me separe de Ti”. Ser capaz de dizer com o apóstolo Paulo: “Para mim, a vida é Cristo”. Mas aqui está: para estar com o Senhor o tempo todo, precisamos, de tempos em tempos, ser somente dele, deixar tudo por Ele, para que Ele se torne o coração de tudo.

ESVAZIAR-SE

O cristão, quando reza, não está tentando se esvaziar, mas se preencher. Ele se impregna da Palavra de Deus, e são essas “declarações de amor” de seu Senhor que substituem as lembranças e preocupações de sua vida cotidiana. Existe, portanto, um abismo entre as técnicas de vazio mental ensinadas aqui e ali e o caminho real da oração cristã, onde o silêncio não é um pré-requisito, mas a consequência lógica de uma escuta pacífica da Palavra de Deus.

SER

Nós utilizamos muito o verbo “fazer” em relação à oração, contudo, o verbo mais importante é o verbo ser. Estar lá, com Ele, Nele, para Ele. É esse o segredo da oração: não fazer sua oração, mas “estar” em oração.

JACULATÓRIAS

São pequenas orações vocais que são lançadas a Deus como flechas durante o seu dia e que são chamadas de orações jaculatórias: palavras de angústia ou alegria, confissão de sua miséria ou declaração de amor. Existem muitos versículos de Salmos que podem ser usados para isso: “Senhor, ajude-me!”, “Ó Senhor, nosso Deus, quão grande é o seu nome em todo o universo!”, “Minha alma tem sede do Deus vivo!”, dentre outros.

JESUS

“Semeie em nós palavras que falem a Ti” rezou Patrice de La Tour du Pin. O nome de Jesus é a oração mais simples e fácil, acessível a todos, especialmente aos pobres e aos que sofrem. Saint-Simon, o Novo Teólogo, explica: “A repetição incansável do nome do amado de todo o coração, com todos os a nossa ternura, certamente nos leva a receber o beijo do amor. “

LITURGIA

A liturgia é um “fazer” que ajuda a “ser” oração. Por meio de seus ritos, palavras, gestos, canções, música, a liturgia ensina a orar enquanto oferece uma experiência: o encontro do Ressuscitado que conduz ao Pai, e que nos doa o Espírito.

LOUVOR

É uma questão de louvar ao Senhor, de agradecê-lo com nossas próprias palavras vindas dos nossos corações e de nossa vida cotidiana. Louve a Deus pelo que Ele é, pelo que Ele faz por nós. Louvar ao Senhor é aplaudi-lo, agradecê-lo por ser Deus e por nos encher de felicidade. Devemos ter em mente uma conquista de Deus quando O louvamos, olhamos em nossa vida e em nossa experiência por coisas pelas quais podemos louvar ao Senhor.

MISSA

A maior oração da Igreja é a missa. É o banquete no qual Deus convida seus filhos para enchê-los de graça e receber suas ofertas. É a festa do povo de Deus chamado à comunhão e à partilha. É o lugar onde culmina a oração de Jesus que da a sua vida para salvar a humanidade. Nossa livre resposta ao dom de Deus em Jesus, feito na Igreja, é a melhor ação de graças, a mais bela canção de louvor, a mais sublime oração.

OCASIÕES

Durante nossos dias, aproveitemos todas as oportunidades que a vida nos oferece para nos preencher do seu amor e entrar em comunhão com Deus.

ORAÇÃO

A oração pessoal e silenciosa, que consiste em parar para pensar em Deus, em falar com ele e ama-lo, “como um amigo que fala com um outro amigo e que deve ficar em silêncio para ouvi-lo” (Santo Inácio de Loyola). A mística Martha Robin sustentava: “É impossível encontrar uma alma que ora todos os dias e que permanece em pecado”.

PERDÃO

Quão longe estamos de Deus, quando Ele está tão perto! Afirmamos sua presença, sua fidelidade, sua proximidade e estamos certos, mas devemos ao mesmo tempo reconhecer a distância que nos separa dEle. A diferença é infinita e, além disso, é dupla. Primeiro, há uma distância ontológica de nossa condição de criatura. E além disso, o nosso pecado. Não podemos entrar na presença de Deus sem pedir perdão.

SALMOS

Para aqueles que acham difícil rezar, por que não se deixar levar pela oração dos Salmos? Orações de muitos que, há milênios, cantam e recitam esses “gritos do homem”, e através deles voltam ao Todo Poderoso suplicações, louvor, admiração, exaltação, lágrimas de aflição, bênção, ação de graças. Todos os estados da alma estão expressos nesses 150 poemas seculares que eram a própria oração de Cristo.

SANTO SACRAMENTO

São João Paulo II passou mais de dez vezes por dia a curvar-se ao tabernáculo de sua capela particular para cumprimentar o rei dos reis escondido sob a mais humilde aparência do pão eucarístico. “Não há risco de exagero na atenção que dedicamos a esse mistério”, disse ele, “porque neste sacramento se resume todo o mistério de nossa salvação. “

SEDE

Jesus tem sede, seu pedido vem das profundezas de Deus que nos deseja. A oração, quer saibamos ou não, é o encontro entre a sede de Deus e a nossa. Deus deseja que tenhamos sede Dele.

VALOR

O valor de nossa oração não é medido pelo número de grandes ideias ou sensações maravilhosas que encontraremos lá, mas pelo fato de que, neste lugar do mundo em que estamos, neste momento de nossa vida onde nos encontramos, ousamos nos expor ao encontro com Deus. Um encontro de ser para ser. A Bíblia diz “face a face”. Escritores espirituais dizem “coração a coração”. O importante? Que Ele possa nos encontrar. Então teremos alguma chance de encontrá-lo também.

VIDA

Nunca será demais repetir que podemos rezar com a vida, através de nossos encontros fraternos, das informações, é excelente! E precisamos também treinar jovens nessa prática. Mas é essencial ensiná-los também a orar de outra maneira, “da Bíblia”, da Palavra de Deus. Caso contrário, é sempre o homem que fala durante a oração, e Deus não pode colocar uma palavra!

Père Alain Bandelier, Jean Plya, Père Pierre Descouvemont et Jacques Gauthier

Tags:
EspiritualidadeOração
Top 10
Ver mais