Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 26 Abril |
Aleteia logo
Oração do dia
Festividade do diaHistórias de Santos

São Lázaro

Discípulo de Jesus, ressuscitado pelo Senhor

ressurreicao Lazaro Luca Giordano

Luca Giordano - Public Domain

Santo do dia

Lázaro era um judeu que, segundo as Sagradas Escrituras, morava em Betânia, nas proximidades de Jerusalém, no tempo em que Jesus se deslocava pelo país. Era irmão de Marta e Maria. Estes três irmãos eram amigo de Jesus e sempre que o Senhor passava em Betânia, rumo a Jerusalém pousava junto a eles.
Certa vez, estando Jesus na Galileia, foi informado que Lázaro havia adoecido gravemente e suas irmãs solicitavam urgentemente sua presença. No entanto, Jesus continuou sua atividade até que chegou outra notícia: Lázaro já está morto. Só então Jesus decidiu viajar para Betânia, aonde chegou quatro dias depois de seu enterro.
Ficou registrado o diálogo entre Marta e Jesus, que é um dos mais belos do evangelho de São João: “Apenas Marta ouviu que o Senhor chegara, saiu ao seu encontro. Maria continuou sentada chorando, dentro de casa. Disse Marta a Jesus: ‘Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas, ainda agora, sei que tudo quanto pedires a Deus ele te concederá’. Afirmou-lhe Jesus: ‘Teu irmão ressuscitará!’ ‘Eu sei, tornou-lhe a dizer Marta que ressuscitará na ressurreição do último dia’. Jesus lhe disse: ‘Eu sou a Ressurreição e a Vida; todo aquele que crê em mim, mesmo que esteja morto viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá jamais”
Depois, Jesus se fez conduzir ao lugar do sepulcro, mandou-o abrir e deu a ordem: “Lázaro, vem para fora!” Ele veio! Estava ressuscitado!
O nome Lázaro, provavelmente vem do grego, que corresponde ao hebraico Eleazar (אלעזר), e significa literalmente “Deus ajudou”.
Poucos dias depois da ressurreição de Lázaro, realizou-se na casa uma farta ceia solene… Marta servia à mesa e Lázaro era um dos convivas.
Uma piedosa tradição relata que Lázaro teria se dirigido para Marselha, na Provença, sul da França, depois da Ascensão de Jesus em companhia de suas irmãs e de outras pessoas. Ele também teria sido o primeiro bispo de Marselha. Esta versão, porém, é contestada por historiadores. Segundo registros históricos mais completos, para escapar da perseguição, Lázaro teria se dirigido para o Chipre, se estabelecendo na então cidade de Cítio, hoje Lárnaca, encontrando-se com o apóstolo Paulo e lá viveu por 30 anos, morrendo de velhice. Sua tumba original, feita de mármore, estava localizada no local onde hoje está a igreja de São Lázaro (Igreja de São Lázaro, em Lárnaca). De acordo com os registros históricos, os restos mortais de Lázaro foram levados para Constantinopla por ordem do Imperador Leo VI. Porém, em 1972 foram encontrados remanescentes dos restos mortais de Lázaro escondidos na igreja atual.
O local onde estes remanescentes foram encontrados está hoje preservado sob a igreja e é aberto para visitação.

Descubra outros santos clicando aqui

Top 10
Ver mais