Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 26 Abril |
Aleteia logo
Oração do dia
Festividade do diaHistórias de Santos

São Melquisedec

Rei de Salém e sacerdote († data inc.)

WEB-AMA2521-POPE-AUDIENCE-AUGUST-25-21-AMA1821-Antoine-Mekary-ALETEIA-AM_8794.jpg

Antoine Mekary | ALETEIA

“Melquisedeque, rei de Salém, oferece pão e vinho: era um sacerdote do Deus Altíssimo e abençoou Abraão com estas palavras: Bendito seja Abraão do Deus Altíssimo, criador do céu e da terra e bendito seja o Deus Altíssimo, que te entregou em tuas mãos os teus inimigos”. Assim, o livro do Gênesis (14,18-20) menciona esse personagem misterioso, que viveu por volta do segundo milênio a.C., rei cananeu de Salém, nome arcaico da futura cidade de Jerusalém e capital do rei Davi, e ao mesmo tempo sacerdote da divindade local “El-‘elyòn”, isto é, o “Deus Altíssimo”.
Os sinais do pão e do vinho, que Melquisedeque apresentou ao patriarca bíblico Abraão, tornaram-se para o cristão o sinal de um grande mistério, o da Eucaristia. Precisamente sob esta nova luz, o episódio de Melquisedeque adquire um novo significado em relação ao original. Para o autor do Gênesis, de fato, pretende-se oferecer pão e vinho a Abraão e suas tropas famintas, passando pelo território do rei de Salém, voltando de uma expedição militar contra os quatro soberanos orientais para libertar seu sobrinho Lot, como sinal de hospitalidade, segurança e autorização de trânsito. O território de Salém e, portanto, de Jerusalém será de fato rasgado, como é bem conhecido dos Jebuseus apenas séculos depois pelo rei Davi. Abraão aceitou o gesto benevolente de Melquisedeque, e voltou com o dízimo dos despojos de guerra,
A segunda citação do Antigo Testamento sobre Melquisedeque está no Salmo 110, 4, o qual diz sobre o rei Davi: “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque”, talvez para assegurar ao soberano de Jerusalém também uma qualidade sacerdotal, diferente do sacerdócio levítico, visto que Davi e seus sucessores pertenciam à tribo de Judá e não à tribo sacerdotal de Levi.
É interessante destacar o simbolismo que o rei de Salém adquiriu na tradição cristã posterior. No Novo Testamento, a Carta aos Hebreus (capítulo 7) começou de fato a vislumbrar em Melquisedeque o perfil de Jesus Cristo, o sacerdote perfeito. Na verdade, o autor deste livro do Novo Testamento, querendo apresentar Cristo como um sacerdote de uma maneira única e nova em relação ao antigo sacerdócio judaico, decidiu recorrer à antiga figura de Melquisedeque. Este nome na verdade significa “o Rei, isto é, Deus, é justiça”, enquanto “rei de Salém” significa “rei da paz”. Assim, os dois dons messiânicos por excelência se combinam no rei-sacerdote: justiça e paz. Em seguida, apontando o fato de que Abraão se deixou abençoar por ele, reconhecendo assim sua supremacia, ele implicitamente afirma a superioridade do sacerdócio de Melquisedeque. Assim, resta apenas concluir que Cristo, um descendente de Davi, é “um sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque”, assim como predito no Salmo 110. É, portanto, a esta luz que a tradição cristã não hesitou em reconhecer em o pão e o vinho oferecidos pelo rei de Salém a Abraão, uma profecia da Eucaristia.
O famoso padre Turoldo, religioso e poeta do século XX, cantou de fato: “Ninguém jamais soube dele, de onde veio, quem era seu pai; sabemos apenas isto: que ele era o sacerdote do Deus Altíssimo. Era a figura de outro, o esperado, o único rei que nos liberta e salva: um rei que reza pelo homem e o ama, mas que vai morrer pelos outros; aquele que se oferece em pão e vinho a Deus Altíssimo em sinal de agradecimento: o pão e o vinho dos homens livres, seguindo Abraão que sempre caminhou”. Com isso em mente Melquisedeque também se tornou parte da herança litúrgica latina, muito a merecer uma menção no chamado Cânon Romano, isto é, após o Concílio Vaticano II, Oração Eucarística I: “Vós que quisestes aceitar os dons de Abel o justo, o sacrifício de Abraão, nosso pai na fé, e a oblação pura e sagrada de Melquisedeque, Vosso sumo sacerdote, volta o teu olhar sereno e benigno para a nossa oferta”.
Venerado como um santo, Melquisedeque é lembrado em 8 de setembro no calendário da Igreja Etíope, enquanto o novo Martirológio Romano inseriu em 26 de agosto a “Comemoração de São Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, que saudou Abraão, abençoando-o quando regressava da vitória e, oferecendo ao Senhor um sacrifício santo, uma vítima imaculada. É considerado como prefiguração de Cristo, rei de paz e de justiça, e, porque é apresentado sem genealogia, preanuncia o sacerdote eterno”.

Descubra outros santos clicando aqui

Top 10
Ver mais