Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sábado 27 Abril |
Aleteia logo
Oração do dia
Festividade do diaHistórias de Santos

Santa Marta

Discípula de Jesus

WEB-SAINT-JULY-29-MARTHA-Public-Domain

Public Domain

Os Evangelhos de João e Lucas relatam que Jesus quando ia a Jerusalém se hospedava na casa de amigos em Betânia, localidade distante apenas três quilômetros de Jerusalém. Ficava na família de Marta, Lázaro e Maria, três irmãos, provavelmente filhos de Simão, o leproso.

Há poucas citações de Marta nas Sagradas Escrituras. De uma destas visitas de Jesus a Lázaro, Marta e Maria o evangelista São Lucas (10,38) conta-nos episódios bem apreciáveis. “Aconteceu que quando iam a caminho, Jesus entrou em uma aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. E, tinha esta uma irmã, chamada Maria, à qual assentada aos pés do Senhor ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava muito atarefada na contínua lida da casa: ao Senhor se apresentou e disse-lhe: “Senhor, não te importa, que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe, pois, que me ajude. O Senhor lhe respondendo, disse: “Marta, Marta, tu andas inquieta e te embaraças no cuidado de muitas coisas. Entretanto só uma coisa é necessária: Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada”.

O evangelista São João afirma destas três pessoas – Lázaro, Marta e Maria -, que Jesus as amava (Jo 11, 5). Se nada mais delas soubéssemos, só esta afirmação justificaria a nossa pretensão de colocá-las entre os Santos mais graduados que na terra viveram. Pouco antes da Sagrada Paixão e Morte de Jesus Cristo, adoeceu gravemente Lázaro, irmão de Marta e Maria. Estas enviaram logo um mensageiro ao Mestre, avisando da enfermidade do amigo: “Senhor, aquele a quem amais, está doente”. Só este recado lhes parecia distante, para Nosso Senhor interromper as viagens e vir curar o doente. Jesus, porém, tendo em mente dar ao mundo uma prova mais clara de sua divindade, foi a Betânia ao depois de se ter dado a morte e efetuado o enterro de Lázaro. Marta, ouvindo que o Mestre tinha chegado, foi-lhe ao encontro e disse-lhe: “Senhor, si tivésseis estado aqui, meu irmão não teria morrido. No entanto, sei que tudo que quiserdes pedir a Deus, mesmo agora, ele vo-lo concederá”. Jesus disse-lhe: “Teu irmão ressuscitará”. Marta retornou: “Sim, bem sei que ele ressuscitará no último dia.” Jesus disse-lhe: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda mesmo morto, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês tudo isso ?’ Ela respondeu: “Sim, creio, que sois o Cristo, o Filho de Deus vivo, que viestes ao mundo”, tendo dito isto, Marta entrou em casa e disse a Maria que Jesus tinha chegado. Esta se levantou depressa e foi-lhe ao encontro. Jesus, movido pela tristeza e pelas lágrimas das duas irmãs, chamou à vida o morto, que já tinha sido depositado no sepulcro, havia quatro dias. Nada mais o Evangelho nos dizem relativo à Marta.

Sem nenhuma certeza histórica, diz uma piedosa tradição, que devido à perseguição infligida à Igreja, em Jerusalém, Marta, em companhia de Maria Madalena e Lázaro, foi obrigada a sair da Terra Santa. Teriam embarcado num navio velho, sem leme e timoneiro. O navio, sob a proteção de Deus, teria aportado em Marselha, França. Perto de Marselha Marta, em companhia de muitas donzelas cristãs, teria vivido uma vida santa durante trinta anos, até que Nosso Senhor a chamou aos eternos tabernáculos. O corpo de Santa Marta, sempre segundo essa tradição piedosa, foi descoberto em Tarascon, no século 13.

Os primeiros a dedicarem uma festa litúrgica a Santa Marta foram os frades franciscanos, em 1262, e o dia escolhido foi 29 de julho. Ela se difundiu e o povo cristão passou a celebrar Santa Marta como Padroeira dos Anfitriões, dos Hospedeiros, dos Cozinheiros, dos Nutricionistas e Dietistas.

Descubra outros santos clicando aqui

Top 10
Ver mais