Aleteia logoAleteia logoAleteia
Terça-feira 19 Março |
Aleteia logo
Oração do dia
Meditação do diaTerça-feira 2 Março

Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.
A Sagrada Escritura, irmãos, grita-nos: “Todo aquele que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado”. Com essas palavras, nos mostra que toda exaltação de si mesmo é uma forma de soberba. O profeta nos indica que ele a evitava quando nos diz: “Senhor, meu coração não é ambicioso, nem os meus olhos altivos; não pretendo grandezas que ultrapassem minha capacidade” (Sl 130,1) [...]. Portanto, irmãos, se quisermos subir rapidamente ao cume da mais alta humildade e quisermos chegar à exaltação celestial à qual se sobe por meio da humildade na vida presente, devemos elevar com nossas obras, aquela mesma escada que apareceu a Jacó em sonhos, e sobre a qual ele contemplava os anjos descendo e subindo (Gn 28,12). Sem dúvida, em nosso entendimento, esse descer e subir não significa outra coisa senão que: pela altivez se desce e pela humildade se sobe. A escada erguida representa nossa vida neste mundo. Pois bem, quando o coração se abaixa, o Senhor o eleva ao céu. [...] Quando se tiver subido todos os degraus de humildade, logo se chegará ao amor de Deus que, quando é “perfeito, afugenta o temor” (1Jo 4,18). Graças a esse amor, tudo aquilo que se observava com medo, começará a ser cumprido com naturalidade, como por hábito, e não mais por medo do inferno, mas por amor a Cristo [...].
São Bento de Núrsia
A Regra, Cap. 7
Pai do monaquismo ocidental (†547)

Top 10
Ver mais