Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 26 Abril |
Aleteia logo
Oração do dia
Festividade do diaHistórias de Santos

São Cesário

Médico, irmão de São Gregório de Nazianzo († 369)

HANDS

Freedom Studio|Shutterstock

Cesário nasceu em Arianzo, Capadócia, (atual Turquia) no ano de 330, numa grande família, de virtudes cristãs excepcionais, já que também seu pai Gregório, sua mãe Monna e seu irmão mais velho Gregório de Nazianzo, o famoso teólogo, são reverenciados como santos. Arianzo, por vezes confundida com Nazianzo, era uma propriedade da família e localizava-se a pouca distância de Nazianzo, onde é hoje Güzelyurt (antiga Carbala).
Após ter estudado em Cesarea e Alexandria, dedicou-se à Medicina.
Foi para Constantinopla em torno de 355, onde se tornou médico do Imperador Constantino II e em seguida do Imperador Juliano, apesar da desaprovação da família. O próprio imperador Juliano tentou convertê-lo várias vezes ao paganismo. Cesário, porém, mesmo sendo somente catecúmeno, nunca cedeu por estar ligado ao cristianismo e abandonou seu cargo na corte, antes da morte de Juliano.
De volta a Constantinopla, no início do reinado de Valentino, foi trabalhar na Bitínia.
Depois de sobreviver a um violento terremoto, em Nicéia, (11 de outubro de 368), Cesário optou por receber a graça do batismo, o tremor de terra marcara profundamente sua vida. E sua opção pelo batismo foi decisiva, pois ele abandonou a medicina e sentiu-se chamado a dedicar-se à cura dos corações e das almas feridas, levando a elas a salvação que somente Jesus Cristo pode oferecer. Pregou a Palavra de Deus e ajudou a muitos no conhecimento de Cristo. Tornou-se um nome importante na comunidade cristã no que diz respeito à fé, às virtudes cristãs e à caridade para com todos. Sabe-se que pouco tempo depois desta feliz experiência de vida cristã, São Cesário veio a falecer aos 39 anos. Antes de morrer, teve condições de fazer seu testamento: deixou tudo o que possuía para os pobres.
Foi sepultado em Nazianzo e a oração fúnebre composta por seu irmão Gregório, apresentando-o como modelo cristão, contribuiu, provavelmente para a sua canonização.

Descubra outros santos clicando aqui

Top 10
Ver mais