Aleteia logoAleteia logo
Aleteia
Sábado 31 Outubro |
Beato Domingos Collins
home iconReligião
line break icon

Papa: Deus, que é poderoso, não tem medo da ternura

© DR

Vatican News - publicado em 10/12/13

Quando um cristão esquece a esperança, ou pior, perde a esperança, sua vida não tem sentido. É como se sua vida estivesse diante de um muro: nada

Quando Jesus se aproxima de nós, sempre abre as portas e nos dá esperança. Foi o que disse o Papa Francisco na manhã de hoje, na Missa na Casa Santa Marta. O Papa afirmou que não devemos ter medo do consolo do Senhor, mas que, ao contrário, devemos buscá-lo. Um consolo que nos faz sentir a ternura de Deus.

“Consolai, consolai meu povo”. O Papa Francisco começou sua homilia detendo-se em uma passagem do Livro do Profeta Isaías, o Livro da consolação de Israel. O Senhor se aproxima de seu povo para consolá-lo, “para dar-lhe paz”. E este “trabalho de consolação” é tão forte que “refaz todas as coisas”. 

“Recria as coisas. O Senhor recria mais maravilhosamente. E assim visita seu povo: recriando, com essa força. E o povo de Deus sempre tinha esta ideia, este pensamento, de que o Senhor viria visitá-lo. Recordemos as últimas palavras de José a seus irmãos: ‘Quando o Senhor vos visitar, levai meus ossos convosco’. O Senhor visitará seu povo. É a esperança de Israel. Mas o visitará com este consolo”.

“E o consolo – prosseguiu o Papa – é este voltar a fazer tudo não uma vez, mas muitas vezes, com o universo e também conosco”. Este “voltar a fazer, do Senhor,” tem duas dimensões. “Quando o Senhor se aproxima, Ele nos dá esperança; sempre abre uma porta. Sempre”. Quando o Senhor se aproxima de nós, Ele não fecha as portas, mas abre. O Senhor, em sua proximidade, nos dá a esperança, esta esperança que é uma verdadeira fortaleza na vida cristã. É uma graça, é um dom”.


“Quando um cristão esquece a esperança, ou pior, perde a esperança, sua vida não tem sentido. É como se sua vida estivesse diante de um muro: nada. Mas o Senhor nos consola e nos faz de novo, com a esperança, seguir adiante. E também o faz com sua proximidade especial a cada um, porque o Senhor sempre consola o seu povo e nos consola a cada um de nós. É bonito como a passagem de hoje termina: ‘como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães’”.


Deus, que é poderoso, – prosseguiu – “não tem medo da ternura”. “Ele se faz ternura, se faz criança, se faz pequeno”. No Evangelho, Jesus diz: “o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”. Aos olhos do Senhor, “cada um de nós é muito, muito importante. E Ele se dá com ternura”. E assim nos faz “ir adiante, dando-nos esperança”. Esta foi “a principal tarefa de Jesus nos 40 dias entre a Ressurreição e a Ascensão: consolar os discípulos; aproximar-se e consolá-los”.


“Aproximar-se e dar esperança; aproximar-se com ternura. Mas pensemos na ternura que teve com os apóstolos, com Madalena, com os de Emaús. Aproximava-se com ternura: ‘dai-me de comer’. Com Tomé: ‘põe o teu dedo aqui’. O Senhor sempre é assim. Assim é o consolo do Senhor. Que o Senhor nos dê a todos a graça de não ter medo do Seu consolo, de ser abertos: pedir, buscá-lo, porque é um consolo que nos dará esperança e nos fará sentir a ternura de Deus Pai”.

(Com informações da Rádio Vaticano)

Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • A Aleteia é publicada em 8 idiomas: Português, Francês, Inglês, Árabe, Italiano, Espanhol, Polonês e Esloveno.
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

Tags:
EsperançaHomiliasPapa Francisco
Oração do dia
Festividade do dia





Top 10
Brasileira Simone Barreto Silva é vítima de ataque terrorista na catedral de Nice
Reportagem local
Brasileira é vítima no ataque terrorista na c...
Reportagem local
França: atentado na basílica de Notre Dame em...
TRIGEMELAS
Esteban Pittaro
A imagem de Nossa Senhora que acompanhou uma ...
Pe. Robson de Oliveira
Francisco Vêneto
Defesa desmente Fantástico, da TV Globo, em n...
Aleteia Brasil
O milagre que levou a casa da Virgem Maria de...
Reportagem local
Corpo incorrupto de Santa Bernadette: o que o...
Philip Kosloski
3 poderosos sacramentais para ter na sua casa
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia