Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 26 Abril |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Como seus amigos influenciam a sua vida espiritual

FRIENDS

Artem Varnitsin - Shutterstock

Philip Kosloski - publicado em 24/02/20

Os amigos podem ter impactos positivos e negativos em nossa jornada para Deus

É difícil permanecer neste mundo sem amigos. Deus nos criou para vivermos em comunidade. Por isso, a falta de amizades autênticas pode ser muito prejudicial para a nossa alma. Devemos procurar pessoas de quem gostamos de ficar por perto, que nos incentivem em nosso trabalho diário.

São Francisco de Sales, no livro “Introdução à Vida Devota”, explica o papel da amizade na vida dos santos e até na vida de Jesus Cristo:

“Ninguém pode negar que nosso querido Senhor amou São João, Lázaro, Marta, Madalena, com uma amizade especialmente terna, uma vez que nos dizem isso nas Escrituras Sagradas (…)São Jerônimo, Santo Agostinho, São Gregório, São Bernardo e todos os mais notáveis ​​servos de Deus, tiveram amizades especiais.”

Um bom amigo pode nos elevar e nos ajudar a sermos pessoas melhores. Quando estamos atravessando um período de dificuldade, eles podem nos incentivar e nos apoiar.

É uma bênção podermos amar as pessoas aqui na terra como esperamos amar no Céu – e começarmos aqui uma amizade que deve durar para sempre lá. Não estou falando agora de simples caridade, um amor devido a toda a humanidade, mas daquela amizade espiritual que une as almas, levando-as a compartilhar devoções e interesses espirituais. Pessoas como estas podem muito bem gritar: “Eis que coisa boa e alegre é, irmãos, viver juntos em unidade!”

Por outro lado, os amigos também podem nos derrubar se não escolhermos bem aqueles com os quais nos associamos. Um mau amigo é alguém que nos leva na direção oposta, confirmando-nos em nossos pecados e nos afastando de Deus.

Muitas vezes, podemos julgar o estado de nossa alma pelos amigos que temos. E, se passarmos muito tempo com amigos que nos derrubam e nos levam ao pecado, nossa alma ficará em um lugar perigoso. No entanto, se nos associarmos a amigos que nos incentivam, falam positivamente e oram conosco, então estamos no caminho certo.

Enquanto algumas pessoas são chamadas a evangelizar seus amigos, nem todos têm força para resistir à tentação quando ela aparece e isso deve ser cuidadosamente discernido. Se nos encontrarmos sendo prejudicados de maneira espiritual, precisamos reconsiderar nossas escolhas e descobrir uma maneira de ajudar nossos amigos que não coloque em risco a nossa alma.

A amizade é uma parte bonita da vida, mas que precisa ser ordenada para o nosso objetivo final do céu.


TIRO ALLA FUNE

Leia também:
Sim, a amizade pode te transformar

Tags:
AmizadeVida Cristã
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia