Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 25 Abril |
Aleteia logo
Curiosidades
separateurCreated with Sketch.

O que significa a palavra “Igreja”?

web-good-shepherd-calixtus-catacomb-gettyimages-157408106-dea-v-pirozzi-colaborador-ai

Photo by DeAgostini / Getty Images

O BOM PASTOR, tal como representado na Catacumba de Calixto, em Roma. Século III.

Philip Kosloski - publicado em 24/06/20

E qual a diferença, na linguagem cristã, entre "Igreja" e "igreja" (com letra inicial minúscula)?

No cristianismo, a palavra “igreja” pode significar muitas coisas diferentes. Geralmente, o termo é usado para se referir ao edifício físico onde os cristãos se reúnem para o culto público.
No entanto, isso é apenas parte da definição.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, o termo carrega um rico significado:

“A palavra «Igreja» («ekklesía», do verbo grego «ek-kalein» = «chamar fora») significa «convocação». Designa as assembleias do povo em geral, de carácter religioso. É o termo frequentemente utilizado no Antigo Testamento grego para a assembleia do povo eleito diante de Deus, sobretudo para a assembleia do Sinai, onde Israel recebeu a Lei e foi constituído por Deus como seu povo santo.Ao chamar-se «Igreja», a primeira comunidade dos que acreditaram em Cristo reconhece-se herdeira dessa assembleia. Nela, Deus «convoca» o seu povo de todos os confins da terra. O termo « Kyriakê», de onde derivaram «church», «Kirche», significa «aquela que pertence ao Senhor»” (Catecismo da Igreja Católica, 751).

Essa definição é geralmente associada à letra inicial maiúscula, referindo-se a uma comunidade muito mais ampla de fiéis:

“Na linguagem cristã, a palavra «Igreja» designa a assembleia litúrgica (126), mas também a comunidade local  ou toda a comunidade universal dos crentes. Estes três significados são, de fato, inseparáveis. «A Igreja» é o povo que Deus reúne no mundo inteiro. Ela existe nas comunidades locais e realiza-se como assembleia litúrgica, sobretudo eucarística. Vive da Palavra e do Corpo de Cristo, e é assim que ela própria se torna Corpo de Cristo”(Catecismo da Igreja Católica, 752).

Vale ressaltar que o uso da palavra “igreja” com a letra “i” minúscula denota o espaço físico, o prédio, o templo onde os fiéis se reúnem.

Uma imagem comum da Igreja que ajuda a trazer à tona esse simbolismo de ser chamado pelo Senhor é o “aprisco”, onde Jesus Cristo é o Bom Pastor, chamando suas ovelhas pelo nome, mas também em uma assembleia de crentes.

web-good-shepherd-calixtus-catacomb-gettyimages-157408106-dea-v-pirozzi-colaborador-ai
Photo by DeAgostini / Getty Images
O BOM PASTOR, tal como representado na Catacumba de Calixto, em Roma. Século III.

Enfim, o termo tem uma bela história e um conjunto de significados de várias camadas que pode ser até difícil de definir, mas lembra o desejo de Deus de reunir todos os seus filhos.

Tags:
CatecismoComunicaçãoIgreja
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia